Análise do engajamento dos presidenciáveis nas redes sociais on-line sob a ótica das eleições de 2022.

Análise do engajamento dos presidenciáveis nas redes sociais on-line sob a ótica das eleições de 2022.

Autor(a)
Lima, Waleska Davino.
<waleska.lima@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
31/05/2023
Curso/Outros
Sistemas da Informação (U.E. Penedo)
Número de folhas
27
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Com a evolução tecnológica, novas formas de obtenção e compartilhamento de informações têm sido possibilitadas, principalmente por meio da comunicação digital. As redes sociais on-line, por exemplo, são ferramentas presentes em grande parte das relações humanas, abrangendo diferentes áreas com uso da comunicação. Nesse contexto, o engajamento nas redes digitais tornou-se um indicativo relevante na compreensão do impacto ao público, visto que os perfis dos usuários são personalizados de acordo com similaridades de pensamentos, podendo influenciar em pontos ideológicos e/ou políticos. Assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise do engajamento das páginas dos presidenciáveis nas redes digitais e comparar aos resultados das eleições de 2022. Como principal resultado, percebe-se que o engajamento dos presidenciáveis nas redes digitais não está associado aos resultados das eleições 2022. Contudo, no cenário político, a análise do engajamento ainda precisa ser moldada para além da pesquisa quantitativa. É necessário analisar o teor das interações dos possíveis aliados e também de não eleitores, bem como uma série de outras questões qualitativas, a fim de que a análise seja realizada de maneira mais minuciosa e assertiva.

Abstract

With technological evolution, new ways of obtaining and sharing information have been made possible, mainly through digital communication. Online social networks, for example, are tools present in a large part of human relationships, covering different areas of communication use. In this context, engagement on digital networks has become a relevant indicator in understanding the impact on the public, since users' profiles are personalized according to similarities of thoughts, which can influence ideological and/or political points. Thus, the aim of this work is to analyze the engagement of presidential candidates' pages on digital networks and compare them to the results of the 2022 elections. As a main result, it is noted that the engagement of presidential candidates on digital networks is not associated with the results of the 2022 elections. However, in the political scenario, the analysis of engagement analysis still needs to be shaped beyond quantitative research. It is necessary to analyze the content of interactions of possible allies and opponents, as well as a series of other qualitative issues, in order to make the analysis more thorough and assertive.

Orientador(a)
Dr. Oliveira, Gustavo Henrique Ferreira de Miranda.
Banca Examinadora
Ma. Barbosa, Jessica Fernanda Silva.
Dr. Oliveira, Thyago Tenório Martins de.
Palavras-chave
Redes e mídias sociais on-line.
Engajamento.
Eleições presidenciais .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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