Análise do engajamento dos presidenciáveis nas redes sociais on-line sob a ótica das eleições de 2022.
Análise do engajamento dos presidenciáveis nas redes sociais on-line sob a ótica das eleições de 2022.
<waleska.lima@arapiraca.ufal.br>
Com a evolução tecnológica, novas formas de obtenção e compartilhamento de informações têm sido possibilitadas, principalmente por meio da comunicação digital. As redes sociais on-line, por exemplo, são ferramentas presentes em grande parte das relações humanas, abrangendo diferentes áreas com uso da comunicação. Nesse contexto, o engajamento nas redes digitais tornou-se um indicativo relevante na compreensão do impacto ao público, visto que os perfis dos usuários são personalizados de acordo com similaridades de pensamentos, podendo influenciar em pontos ideológicos e/ou políticos. Assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise do engajamento das páginas dos presidenciáveis nas redes digitais e comparar aos resultados das eleições de 2022. Como principal resultado,
percebe-se que o engajamento dos presidenciáveis nas redes digitais não está
associado aos resultados das eleições 2022. Contudo, no cenário político, a análise
do engajamento ainda precisa ser moldada para além da pesquisa quantitativa. É
necessário analisar o teor das interações dos possíveis aliados e também de não
eleitores, bem como uma série de outras questões qualitativas, a fim de que a análise
seja realizada de maneira mais minuciosa e assertiva.
With technological evolution, new ways of obtaining and sharing
information have been made possible, mainly through digital communication. Online
social networks, for example, are tools present in a large part of human relationships,
covering different areas of communication use. In this context, engagement on digital
networks has become a relevant indicator in understanding the impact on the public,
since users' profiles are personalized according to similarities of thoughts, which can
influence ideological and/or political points. Thus, the aim of this work is to analyze the
engagement of presidential candidates' pages on digital networks and compare them
to the results of the 2022 elections. As a main result, it is noted that the engagement
of presidential candidates on digital networks is not associated with the results of the
2022 elections. However, in the political scenario, the analysis of engagement analysis
still needs to be shaped beyond quantitative research. It is necessary to analyze the
content of interactions of possible allies and opponents, as well as a series of other
qualitative issues, in order to make the analysis more thorough and assertive.
Dr. Oliveira, Thyago Tenório Martins de.
Engajamento.
Eleições presidenciais .