Análise do potencial para o turismo de pesca em Penedo/AL a partir do _Business Model Canvas_ (BMC).

Análise do potencial para o turismo de pesca em Penedo/AL a partir do Business Model Canvas (BMC).

Autor(a)
Andrade Neto, Virgílio Vieira de.
<virgilioneto1964@hotmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
13/09/2023
Curso/Outros
Turismo (U.E. Penedo)
Número de folhas
36
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal analisar o potencial do Turismo de Pesca em Penedo, Alagoas, tendo como framework o Business Model Canvas (BMC). Trata-se de um modelo que serve como ferramenta para entender um negócio numa perspectiva visual e sistêmica, pela relação entre os diversos componentes que o compõem, a saber: (1) proposta de valor; (2) segmentos de clientes; (3) relacionamento com os clientes; (4) canais de distribuição; (5) atividades principais; (6) recursos principais; (7) parcerias principais; (8) fontes de receita; e (9) estrutura de custos. Desse modo, um caso de estudo único foi desenseolvido a partir de entrevistas conduzidas por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado baseado no Canvas, identificando os principais elementos e problemáticas inerentes ao desenvolvimento do segmento do Turismo de Pesca em Penedo. Destacam-se como resultados da pesquisa, do ponto de vista teórico, a operacionalização de um modelo que ainda é pouco utilizado em estudos na área de turismo; já do ponto de vista prático, destaca-se, a partir dos dados obtidos na pesquisa de campo, a elaboração de recomendações para gestores do turismo. Como contribuição, o trabalho de pesquisa discute e avança sobre a perspectiva do turismo como fator de desenvolvimento regional.

Abstract

The main objective of this study is to analyze the potential of Fishing Tourism in Penedo, Alagoas, using the Business Model Canvas (BMC) as a framework. This model serves as a tool to understand a business from a visual and systemic perspective, by examining the relationship between its various components, namely: (1) value proposition; (2) customer segments; (3) customer relationships; (4) distribution channels; (5) key activities; (6) key resources; (7) key partnerships; (8) revenue streams; and (9) cost structure. Thus, a single case study was developed, through interviews conducted using a semi-structured interview script based on the BMC, making it possible to identify the key elements and challenges inherent in the development of the Fishing Tourism segment in Penedo. The research results highlight, from a theoretical perspective, the operationalization of a model that is still underutilized in tourism studies. From a practical standpoint, based on the data obtained in the field research, recommendations have been developed for tourism managers. As a contribution, the research work discusses and advances the perspective of tourism as a factor of regional development.

Orientador(a)
Dr. Santos, Éder Danilo Bezerra dos.
Banca Examinadora
Dr.ª Lima, Glessia Silva de.
Dr.ª Lima, Renata Mayara Moreira de.
Palavras-chave
Turismo.
Penedo , AL.
Pesca.
Modelo de negócio .
Canvas .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
270
Observações


Não foi possível exibir o PDF