Educação alimentar e nutricional: uma análise de livros didáticos do Ensino fundamental II e PPP de uma escola quilombola do município de Penedo - AL.
Educação alimentar e nutricional: uma análise de livros didáticos do Ensino fundamental II e PPP de uma escola quilombola do município de Penedo - AL.
<wanessamunizz@hotmail.com>
Os conteúdos abordados no livro didático possuem papel fundamental na construção do conhecimento dos estudantes. A temática de educação alimentar e nutricional é indispensável para transformar a vida de crianças e adolescentes que criam hábitos a partir do que estudam e vivenciam, tendo consequências diretas na saúde na vida adulta, bem como em todo o sistema público. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo analisar os livros didáticos do 6°ao 9° ano do ensino fundamental II, de uma escola da rede pública municipal de Penedo AL, observando os temas Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Objetivou-se através da análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, verificar se o mesmo dispõe de práticas que enfatizem a importância da educação alimentar e nutricional, incentivando hábitos saudáveis nos alunos. Após analisar os conteúdos dos livros didáticos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e organizar as informações, foi possível verificar que o livro do 6° ano não aborda diretamente o tema pesquisado e sim, de forma transversal. Já nos livros didáticos correspondentes ao 7° e 9° ano, não possui nenhum conteúdo diretamente relacionado ao tema educação alimentar e nutricional. Vale ressaltar que há possibilidade de a EAN ser abordada em sala de aula, a depender da prática docente. O livro do 8° ano apresenta com clareza o tema nutrição e traz dicas de como realizar uma boa alimentação, através de imagens ilustrativas, links, e atividades em grupo e individual. Com relação ao projeto, ao analisar o PPP, verificouse que a escola não contempla nenhum tipo de projeto ou ação que promova e estimule a boa alimentação. Os temas educação Alimentar e Nutricional são de fundamental importância na construção do conhecimento no ambiente escolar, que impactam diretamente nos hábitos dos estudantes , interferindo na qualidade de vida e desenvolvimento escolar.
The contents addressed in the textbook play a fundamental role in the construction of students' knowledge. The issue of food and nutrition education is indispensable to transformthe lives of children and adolescents who create habits based on what they study and experience, having direct consequences on health in adult life, as well as on the entire public system. In this sense, the present study aimed to analyze the textbooks of the 6th to 9th gradeof elementary school II, from a municipal public school in Penedo AL, observing the themes Food and Nutritional Education. The objective was to analyze the school's Pedagogical PoliticalProject (PPP) to verify if it has practices that emphasize the importance of food and nutrition education, encouraging healthy habits in students. After analyzing the contents of textbooks for the 6th to 9th grade of elementary school and organizing the information, it was possible to verify that the 6th grade textbook does not directly address the researched topic, but in a transversal way. In the textbooks corresponding to the 7th and9th grade, there is no contentdirectly related to the theme of food and nutrition education. It is worth noting that there isa possibility of EAN being addressed in the classroom, depending on the teaching practice. The 8th grade book clearly presents the nutrition themeand brings tips on how to have a gooddiet, through illustrative images, links, and group and individual activities. Regarding the project, when analyzing the PPP, it was found that the school does not include any type of project or action that promotes and encourages good nutrition. Food and Nutrition Education themes are of fundamental importance in the construction of knowledge in the school environment, which directly impact on students' habits, interfering with quality of life and school development.
Dr.ª Silva, Juliett de Fátima Xavier da.
Alimentação.
Nutrição.
Educação .