Leis de Newton: análise de livros didáticos e como são ensinadas em uma turma do 1º ano do Ensino médio

Leis de Newton: análise de livros didáticos e como são ensinadas em uma turma do 1º ano do Ensino médio

Autor(a)
Santos, Nayara Ramalho dos .
<nayara.ramalho@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
28/09/2023
Curso/Outros
Física
Número de folhas
51
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A física está presente em todos os lugares, inclusive no nosso cotidiano, o estudo da física é de grande importância, possibilita o aluno compreender a natureza, esclarecer processos concretos e reais com base nas leis. As leis de Newton é um dos assuntos de física de extrema relevância, elas são a base para compreender a mecânica, explicam situações que encontramos no cotidiano, ajudando na compreensão de muitos fenômenos. Este trabalho trata-se de uma pesquisa quantitativa e de campo, onde iremos analisar como as leis de Newton são ensinadas no ensino médio, como os alunos gostariam que fossem ensinadas, as metodologias e recursos didáticos usados pelo professor, as dificuldades dos alunos para compreender essas leis, em qual das três eles apresentam maior dificuldade e se estão satisfeito coma forma de ensino. Essa pesquisa se deu por meio de questionário aplicado com alunos de uma turma de 1° ano do ensino médio e com o professor dessa mesma turma em uma escola estadual. Além disso, iremos analisar como alguns livros didáticos de física do 1° ano do ensino médio, como os mesmos abordam o conteúdo das leis de Newton.

Abstract

Physics permeates every aspect of our daily existence, making it a subject of paramount significance. Its study grants individuals the ability to fathom the intricacies of nature and elucidate tangible, real-world phenomena governed by immutable laws. Among these laws, Sir Isaac Newton's principles stand as pillars, forming the bedrock of our comprehension of mechanics. These principles shed light on the myriad scenarios encountered in our quotidian experiences, facilitating our grasp of a plethora of natural phenomena. This endeavor embarks on a quantitative and field research expedition, delving into the pedagogical landscape surrounding the teaching of Newton's laws in high school. Our mission encompasses the examination of how these laws are currently imparted, the aspirations of students regarding their instruction, the methodologies employed by educators, the didactic resources at their disposal, and the hurdles students encounter in grasping these fundamental laws. We will also scrutinize which of these laws presents the greatest challenge to students and whether they find the existing instructional approaches satisfactory. To accomplish this, we conducted a comprehensive survey administered to first-year high school students and their corresponding teacher within a state school setting. Additionally, our investigation extends to the scrutiny of physics textbooks designated for first-year high school students, with a particular focus on how they tackle the subject of Newton's laws. In summary, our research endeavors to illuminate the intricacies of teaching Newton's laws, shedding light on potential improvements and facilitating a more profound understanding of this cornerstone of physics education.

Orientador(a)
Dr. Lima, Emerson de.
Banca Examinadora
Dr.ª Leão, Lidiane Maria Omena da Silva.
Me. Bonutti, Moreno Pereira.
Palavras-chave
Newton , Leis de.
Ensino médio.
Ensino de física.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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