PRONATEC como instrumento de qualificação profissional: uma análise do caso do município de Arapiraca

PRONATEC como instrumento de qualificação profissional: uma análise do caso do município de Arapiraca

Autor(a)
Pereira, Jheinny Kézia.
<jheinnykezia@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
06/10/2023
Curso/Outros
Administração Pública
Número de folhas
43
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho discorre sobre a execução do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) na cidade de Arapiraca como instrumento de qualificação para expansão do acesso à educação profissional e a inserção no mercado de trabalho, devido a importância de se obter tal capacitação para atender aos requisitos do mercado de trabalho. O texto aborda desde a dualidade entre os modelos de educação ofertados pelo governo, separados de acordo com a classe social, até a atuação do Pronatec no município alagoano. A pesquisa descreve a trajetória do programa, que está dividida em três momentos, os desafios encontrados na sua aplicabilidade, como se deu sua atuação na cidade, a caracterização do mercado de trabalho local e a sua adequação ao espaço geográfico inserido. O objetivo é descrever a implementação do programa em Arapiraca, caracterizar sua execução local e comparar aos resultados obtidos no cenário nacional. Para isso, foi elaborada uma pesquisa bibliográfica acerca da temática, além do levantamento de dados dos cursos oferecidos pelas unidades ofertantes no município desde a sua implantação. Com isso, foi possível observar a consonância da execução local do programa em relação às demandas de mercado de local e de como ele segue as tendências do contexto federal.

Abstract

This work discourses about the execution of Pronatec (National Program for Access to Technical Education and Employment) in the city of Arapiraca as qualification instrument for expansion of the access to the professional education and the insert in the job market, due to the importance of obtaining such training to assist to the requirements of the labor branch. The text approaches from the duality among the education models presented by the government, separate in agreement with the social class, until the performance of Pronatec in the municipal district from Alagoas. The research describes the path of the program, that it is divided in three moments, the challenges found in your applicability, as happened your performance in the city, the characterization of the local job market and your adaptation to the inserted geographical space. The objective is to describe the implementation of the program in Arapiraca, characterize its local execution and compare the results obtained on the national scene. For that, a bibliographical research was elaborated concerning the thematic, besides the rising of data of the courses offered by the units bidders in the municipal district from your implantation. With that, it was possible to observe the consonance of the local execution of the program in relation to the demands of place market and of like him it follows the tendencies of the federal context.

Orientador(a)
Dr. Coelho, Rodrigo Pereyra de Sousa.
Banca Examinadora
Dr. Andrade, Marconi Tabosa de.
Dr. Simões, Paulo Everton Mota.
Palavras-chave
Educação profissional.
Mercado de trabalho.
Administração pública.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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