O ensino de matemática durante a pandemia nos anos finais do Ensino fundamental em Arapiraca - AL: uma investigação sobre os desafios docentes

O ensino de matemática durante a pandemia nos anos finais do Ensino fundamental em Arapiraca - AL: uma investigação sobre os desafios docentes

Autor(a)
Silva, Laís Santos da.
<lais.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
02/10/2023
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
78
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O ano de 2020 a OMS declarou o surto do novo Coronavírus (COVID-19) como pandemia global. Em resposta a essa crise de saúde global, foram adotadas várias medidas em todo o mundo para conter a disseminação do vírus, inclusive na educação. No Estado de Alagoas, assim como em muitos outros lugares, professores da Educação Básica, estudantes e instituições educacionais tiveram que enfrentar inúmeros desafios ao adotar um novo modelo de ensino e aprendizagem para o qual ninguém estava devidamente preparado. Dentro desse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar as práticas e desafios enfrentados pelos professores de Matemática que atuam no Ensino Fundamental na cidade de Arapiraca, Alagoas, durante o período de aulas remotas. Além disso, busca-se compreender as concepções desses docentes em relação a essa modalidade de ensino. O referencial teórico concebeu discussões em relação ao ensino remoto emergencial, sobre as práticas educativas de Matemática adotadas no período pandêmico, as tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem da Matemática e os desafios causados pela Pandemia da Covid-19. A pesquisa contou com a participação de treze (13) professores de Matemática atuantes na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental II (anos finais - 6º ao 9º ano), nas quatro (4) escolas do município que oferecem exclusivamente essa modalidade de ensino. O instrumento de pesquisa adotado consistiu em um questionário direcionado ao público-alvo da pesquisa, o qual foi administrado de forma online, utilizando a plataforma Google Forms, que foi organizado em três (3) seções distintas (Perfil dos professores, Caracterização profissional dos entrevistados e as Práticas e desafios encontrados para o Ensino de Matemática em tempos de Pandemia). Essa divisão permitiu uma abordagem mais estruturada e eficaz na coleta de dados necessários para atender aos objetivos específicos da pesquisa. Com a aplicação do questionário foi alcançado todos os objetivos, de maneira que foi possível algumas conclusões, tais como 46,2% dos professores apresentaram alguma dificuldade em ministrar aulas remotas, 61,5% dos docentes tiveram uma adaptação moderada ao ensino remoto; boa parte dos entrevistados informaram que não tiveram formação para trabalhar remotamente e quanto ao manuseio das plataformas disponibilizadas, apenas 38,5% apresentaram pouca dificuldades. Por fim, espera-se que este trabalho inspire outros professores de Matemática, a refletirem sobre o notável retrocesso gerado pelo período pandêmico, bem como os avanços sobre as práticas de ensino.

Abstract

In 2020, the WHO declared the outbreak of the new Coronavirus (COVID-19) a global pandemic. In response to this global health crisis, several measures have been adopted around the world to contain the spread of the virus, including in education. In the State of Alagoas, as in many other places, Basic Education teachers, students and educational institutions had to face numerous challenges when adopting a new model of teaching and learning for which no one was properly prepared. Within this context, the objective of this work is to investigate the practices and challenges faced by Mathematics teachers who work in Elementary School in the city of Arapiraca, Alagoas, during the period of remote classes. Furthermore, we seek to understand the conceptions of these teachers in relation to this teaching modality. The theoretical framework conceived discussions in relation to emergency remote teaching, about the educational practices of Mathematics adopted during the pandemic period, digital technologies in the process of teaching and learning Mathematics and the challenges caused by the Covid-19 Pandemic. The research involved the participation of thirteen (13) Mathematics teachers working in Basic Education, specifically in Elementary School II (final years - 6th to 9th year), in the four (4) schools in the municipality that exclusively offer this type of teaching. The research instrument adopted consisted of a questionnaire aimed at the target audience of the research, which was administered online, using the Google Forms platform, which was organized into three (3) distinct sections (Profile of teachers, Professional characterization of interviewees and the Practices and challenges encountered in Teaching Mathematics in times of Pandemic). This division allowed for a more structured and effective approach to collecting data necessary to meet specific research objectives. With the application of the questionnaire, all objectives were achieved, so that some conclusions were possible, such as 46.2% of teachers had some difficulty in teaching remote classes, 61.5% of teachers had a moderate adaptation to remote teaching; Most of the interviewees reported thatthey did not have training to work remotely and regarding handling the available platforms, only 38.5% had few difficulties. Finally, it is hoped that this work will inspire other Mathematics teachers to reflect on the notable setback generated by the pandemic period, aswell as the advances in teaching practices.


Orientador(a)
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Coorientador(a)
Esp. Sena, Thainnã Thatisuane Oliveira.
Banca Examinadora
Me. Silva, Eben Alves da.
Dr. Barros, José da Silva.
Esp. Sena, Thainnã Thatisuane Oliveira.
Palavras-chave
Ensino de matemática.
Prática docente.
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Ensino remoto.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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