Educação lúdica de protagonização no ensino e formação de professores de química: a proposição de jogos por docentes em formação

Educação lúdica de protagonização no ensino e formação de professores de química: a proposição de jogos por docentes em formação

Autor(a)
Costa, Lucas Ferreira.
<lucas.costa1@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
18/07/2023
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
146
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O processo de ensino-aprendizagem de química, ofertado na educação básica e superior, não está condizente com o perfil do discente pós-polipandemia de Covid-19. Um recurso plausível para tanto, é a proposição de jogos e atividades lúdicas através da Educação Lúdica de Protagonização. Evidenciamos, que tal mudança deve começar na formação inicial de professores, com o uso de práticas, recursos, fundamentos e criticidade, sendo uma alternativa ao uso da pedagogia transmissiva em vigência. Logo, essa dissertação de mestrado se apresenta por múltiplos artigos, sendo seu objetivo analisar as proposições de jogos para o ensino de Química segundo licenciandos em química da cidade de Arapiraca- AL, bem como investigar um modelo de Educação Lúdica de Protagonização. Esta pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso e teve sua metodologia diversificada pela triangulação dos dados, do método, dos pesquisadores e das hipóteses. Para tanto, foi realizada uma análise do conteúdo através da sondagem via questionário e da aplicação de uma proposição de jogos por 13 (treze) licenciandos em química na UFAL-Arapiraca. Os resultados apontaram que a Cultura Lúdica Discente dos participantes não diverge mesmo em distinção de moradia, raça e classe social; porém, houve divergência em relação aos gêneros e faixas etárias. Conclui-se, que os licenciandos participantes desta pesquisa inclinaram-se a ensinar do mesmo modo como aprendem e que o contato na formação inicial com práticas lúdicas e protagonizadoras pode ser um reforço para sua perpetuação na rede básica. Os dados mostram que os jogos apresentam um caráter de não exclusão social, que a segregação de jogos em relação a gênero é uma questão de poder social e que carece de mais estudos, que professores universitários de disciplinas específicas da UFAL não têm utilizado jogos para ensinar, já os professores de disciplinas pedagógicas usam jogos sem um aprofundamento crítico e teórico. A consideração da Cultura Lúdica Discente melhora a proposição de jogos, sendo o modelo de proposição desenvolvido adequado para a formação inicial de professores de química. Evidenciou-se, que a literatura específica de educação química ainda carece investigar mais sobre o lúdico na formação inicial de professores e a proposição de jogos. Nota-se, que jogos e outras práticas são atraentes para ensinar química possibilitam o protagonismo discente e melhora a interação entre professor/alunos/conteúdos/ambientes.

Abstract

The teaching-learning process of chemistry, offered in basic and higher education, is not consistent with the profile of post-polypandemic Covid-19 students. A plausible resource for that is the proposition of games and ludic activities through Ludic Education of Protagonization. We show that such a change must begin in the initial training of teachers, with the use of practices, resources, foundations and criticality, being an alternative to the use of transmissive pedagogy in effect. Therefore, this master's thesis is presented in multiple articles, and its objective is to analyze the propositions of games for the teaching of Chemistry according to undergraduate students in chemistry in the city of Arapiraca-AL, as well as to investigate a model of Ludic Education of Protagonization. This research is qualitative, of the case study type and had its methodology diversified by the triangulation of data, method, researchers and hypotheses. For that, a content analysis was carried out through the survey via questionnaire and the application of a proposition of games by 13 (thirteen) chemistry graduates at UFAL-Arapiraca. The results showed that the Ludic Student Culture of the participants does not differ even in terms of housing, race and social class; however, there was divergence in relation to gender and age groups. It is concluded that the undergraduate students participating in this research were inclined to teach in the same way as they learn and that contact in initial training with playful and protagonist practices can be a reinforcement for their perpetuation in the basic network. The data show that the games have a character of non-social exclusion, that the segregation of games in relation to gender is a matter of social power and that it needs more studies, that university professors of specific disciplines at UFAL have not used games to teach, while teachers of pedagogical disciplines use games without a critical and theoretical deepening. The consideration of the Ludic Student Culture improves the proposition of games, being the proposition model developed suitable for the initial formation of chemistry teachers. It was evident that the specific literature on chemistry education still needs to investigate more about the ludic in the initial training of teachers and the proposition of games. It is noted that games and other practices are attractive for teaching chemistry, enable student protagonism and improve interaction between teacher/students/contents/environments.

Orientador(a)
Dr. Soares, Márlon Herbert Flora Barbosa.
Banca Examinadora
Dr. Silva, Joaquim Fernando Mendes da .
Dr. Francisco Júnior, Wilmo Ernesto.
Palavras-chave
Formação docente.
Ensino de química.
Práticas pedagógicas.
Proposição de jogos.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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