Os impactos causados ao ensino de física quando não há diversificação na metodologia de ensino

Os impactos causados ao ensino de física quando não há diversificação na metodologia de ensino

Autor(a)
Costa, Wislany Vieira.
<wislany.costa@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
26/10/2023
Curso/Outros
Física
Número de folhas
52
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Os recursos tecnológicos estão em constante evolução e a cada vez trazem mais melhorias. Os métodos de ensino devem seguir essa mesma linha, evoluir de modo que apresentem resultados positivos. Esse trabalho trata-se de uma pesquisa quantitativa e de campo, na qual foi analisado o percentual de respostas obtidas por alunos de turmas e escolas diferentes. Através das análises, obteve-se a resposta sobre se são causados impactos aos alunos quando a forma de ensino aplicada é somente a tradicional e, com isso, se diversificação nas metodologias de ensino pode aumentar o interesse na Física. Esses pontos foram respondidos após uma breve revisão sobre as metodologias de ensino de Física. Já as análises têm base quantitativa e, por meio delas, ficou explícito que os alunos que fizeram parte da pesquisa sentem falta de alterações nos métodos, e que essa não alteração gera impactos negativos para a aprendizagem.

Abstract

Technological resources are constantly evolving, and each time bring more improvements. Teaching methods must follow the same line, evolve in a way that presents positive results. This work is a quantitative and field research, in which the percentage of responses obtained by students from different classes and schools was analyzed. Through the analyses, the answer was obtained as to whether impacts are caused to students when the teaching method applied is only the traditional one and, therefore, whether diversification in teaching methodologies can increase interest in Physics. These points were answered after a brief review of Physics teaching methodologies. The analyzes, on the other hand, have a quantitative basis and, through them, it became clear that the students who took part in the research want changes in the methods, and that this non-change generates negative impacts for learning.

Orientador(a)
Dr. Lima, Emerson de.
Banca Examinadora
Dr. Leão Neto, José Pereira.
Me. Bonutti, Moreno Pereira.
Palavras-chave
Metodologia de ensino.
Ensino de física.
Educação e tecnologia.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
106
Observações


Não foi possível exibir o PDF