A compreensão da perspectiva de crianças em pesquisa sobre o TDAH: um estudo bibliográfico

A compreensão da perspectiva de crianças em pesquisa sobre o TDAH: um estudo bibliográfico

Autor(a)
Barbosa, Carleane Freitas.
<carleane.barbosa@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
23/10/2023
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
30
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender a perspectiva de crianças em pesquisas sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Esse transtorno precisa ser compreendido a partir da experiência dos sujeitos, em seus contextos e tempos. Diante disso, lançou-se mão da metodologia de pesquisa de revisão bibliográfica da produção acadêmica brasileira, por meio do banco de dados do SciELO e Portal Periódicos CAPES, visando identificar pesquisas sobre o TDAH na infância, nas quais as próprias crianças foram situadas como informantes do processo de produção do conhecimento sobre esse transtorno. Sendo assim, é possível apresentar o problema de pesquisa investigado da seguinte maneira: “De que forma a perspectiva das crianças sobre o TDAH pode contribuir para as pesquisas que buscam investigar esse fenômeno?” Justifica-se a relevância deste problema pela necessidade em contribuir com o desenvolvimento do conhecimento não apenas “sobre” a infância, mas também “com” as crianças, pela via da ruptura com a produção de discursos centrados na perspectiva do adulto, que dita normas e formas de produção de conhecimento, colocando em segundo plano a experiência do ser investigado. Nesse sentido, o presente estudo possibilitou verificar a escassez de trabalhos sobre TDAH, nos quais as crianças sejam participantes e parceiras de pesquisa, por outro lado, as pesquisas que trazem a participação da criança como colaboradora consolidam o olhar sobre suas potencialidades e não sobre seus déficits de aprendizagem.

Abstract

The present work aims to understand the perspective of children in research on Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). This disorder needs to be understood based on the experience of the subjects, in their contexts and times. In view of this, we used the research methodology of bibliographical review of Brazilian academic production, through the SciELO database and Portal Periódicos CAPES, aiming to identify research on ADHD in childhood, in which the children themselves were situated as informants. of the process of producing knowledge about this disorder. Therefore, it is possible to present the research problem investigated as follows: “How can children’s perspective on ADHD contribute to research that seeks to investigate this phenomenon?” The relevance of this problem is justified by the need to contribute to the development of knowledge not only “about” childhood, but also “with” children, through the rupture with the production of discourses centered on the adult perspective, which dictates norms and forms of knowledge production, placing the experience of being investigated in the background. In this sense, the present study made it possible to verify the scarcity of work on ADHD, in which children are participants and research partners. On the other hand, research that involves children as collaborators consolidates the look at their potential and not at their learning deficits.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Banca Examinadora
Dr. Pereira, Fábio Hoffmann.
Ma. Barbosa, Lidiane dos Santos.
Palavras-chave
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Aprendizagem.
Educação.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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