Meta-análise dos estudos de negação verbal nas regiões Nordeste e Sudeste: investigação da relevância dos condicionamentos sociais

Meta-análise dos estudos de negação verbal nas regiões Nordeste e Sudeste: investigação da relevância dos condicionamentos sociais

Autor(a)
Santos, Pedro Henrique Sousa dos.
<pedro.henrique@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
15/09/2023
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
71
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O estudo de fenômenos linguísticos variáveis é uma área de pesquisa em constante expansão no Brasil, principalmente dentro do campo da Sociolinguística Variacionista (Labov, 2008). Entretanto, com a profusão de trabalhos nos mais diversos níveis gramaticais, a Sociolinguística passa a necessitar de uma sistematização das pesquisas sobre cada tema a fim de se encontrar possíveis lacunas e tecer generalizações, adentra-se, a partir disso, a revisão de literatura. Entre elas, a meta-análise é considerada a com maior poder explicativo (Freitag, 2021). Nesse contexto, tomando como base um fenômeno morfossintático, a negação verbal, que varia entre as formas “negação pré-verbal”, “dupla negação” e “negação pós-verbal”, este trabalho objetivou investigar a relevância de três condicionamentos sociais em uma meta-análise, a saber: sexo/gênero, escolaridade e faixa etária. Essas restrições foram escolhidas por serem comuns nos estudos variacionistas (Mollica; Braga, 2020) e porque, nos recentes estudos de fenômenos morfossintáticos, muitas vezes não apresentam significância estatística, como foi o caso da variável “sexo/gênero” em Novais e Siqueira (2020). Para isso, foi preciso delimitar a análise a duas regiões, Nordeste e Sudeste, por conta da inter-relação histórica entre elas (Villa, 2017) e por conta do escopo do trabalho — uma monografia, cujo espaço de tempo e características textuais não permitem uma ampla discussão. Como resultados desta meta- análise, foram percebidas baixa ou nula influência de “sexo/gênero”, significante influência de “escolaridade” quando o nível “ensino fundamental” é alterado para “ensino médio” (o ensino superior não se mostrou um nível significativo) e baixa ou nula influência de “faixa etária”, indicando uma estabilidade das formas. Depois dos resultados, ainda foram discutidos alguns problemas relativos à feitura da meta-análise, desde a seleção dos dados até a organização das variáveis em cada pesquisa. Nesse sentido, o trabalho contribuiu para a ampliação de trabalhos que versem sobe meta-análise na Sociolinguística Variacionista, apontando para meios que precisam ser padronizados a fim de que a comparação entre os estudos de regiões urbanas, principalmente, seja melhor executada e os resultados sejam mais bem sistematizados.

Abstract

The study of variable linguistic phenomena is a constantly expanding area of research in Brazil, mainly within the field of Variationist Sociolinguistics (Labov, 2008). However, with the profusion of works at the most diverse grammatical levels, Sociolinguistics begins to need a systematization of research on each topic in order to find possible gaps and make generalizations, with the use of literature review. Among them, meta-analysis is considered the one with the greatest explanatory power (Freitag, 2021). In this context, based on a morphosyntactic phenomenon, verbal negation, which varies between the forms “pre-verbal negation”, “double negation” and “post-verbal negation”, this work aimed to investigate the relevance of three social conditionings in a meta-analysis, namely: sex/gender, education, and age group. These restrictions were chosen because they are common in variationist studies (Mollica; Braga, 2020) and because, in recent studies of morphosyntactic phenomena, they often do not present statistical significance, as was the case with the “sex/gender” variable in Novais and Siqueira (2020). To achieve this, it was necessary to segment the analysis to two regions, Northeast and Southeast, due to the historical interrelationship between them (Villa, 2017) and due to the scope of the work — a monograph, whose time frame and textual characteristics do not allow a broad discussion. As a result of this meta-analysis, low or no influence of “sex/gender” was perceived, as well as a significant influence of “education” when the level of “elementary education” is changed to “secondary education” (higher education did not prove to be a significant level) and low or no influence of “age group”, indicating a stability of the forms. After the results, some problems related to carrying out the meta-analysis were discussed, from data selection to the organization of variables in each research. In this sense, the work contributed to the expansion of studies that deal with meta-analysis in Variationist Sociolinguistics, pointing to parameters that need to be standardized so that the comparison between studies of urban regions, mainly, is better executed and the results are better systematized.

Orientador(a)
Dr.ª Vitório, Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar.
Banca Examinadora
Dr.ª Oliveira, Eliane Vitorino de Moura.
Me. Silva, José Manoel Siqueira da.
Palavras-chave
Sociolinguística.
Variação linguística.
Letras.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
157
Observações


Não foi possível exibir o PDF