Ensino de bioquímica por intermédio do lúdico: uma revisão integrativa.
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Um dos principais desafios do docente, ao lecionar os conteúdos relacionados à área da bioquímica, na Educação Básica ou no Ensino Superior, é buscar ferramentas que auxiliem nas aulas e que promovam melhor a compreensão dos assuntos pelos estudantes fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, umas das possibilidades é a utilização de recursos lúdicos que visam promover uma melhor interação entre os alunos e a disciplina, consequentemente melhorando o seu aprendizado. Assim, o presente projeto tem por objetivo realizar uma revisão integrativa investigando sobre quais e como são utilizados os recursos pedagógicos lúdicos no ensino de bioquímica na Educação Básica e Ensino Superior. Para tanto, foi utilizado às orientações de fluxo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) como procedimento metodológico para a triagem dos trabalhos da literatura, no qual foram incluídas produções da literatura sendo aceito apenas artigos científicos, publicados entre os anos de 2017 a 2022. Com isso, foram catalogados 15 artigos científicos com estratégias didáticas lúdicas utilizadas no ensino de Bioquímica, no qual foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos, discutindo as vantagens e desvantagens desses recursos durante o processo de ensino-aprendizagem. Entre os artigos rastreados e elegíveis para compor a revisão, a maioria dos artigos utilizaram o jogo como ferramenta didática de ensino de bioquímica. Foi possível rastrear a partir dessa revisão integrativa além da importância do uso da didática no ensino de bioquímica, qual a percepção dos professores a respeito do tema. Dentre os artigos selecionados, foram aplicados a didática no ensino de bioquímica tanto na educação básica quanto no ensino superior. De forma geral, foi possível compreender a importância do uso da didática para melhorar o ensino de bioquímica, com intuito de promover um processo de desenvolvimento e aprendizagem mais dinâmico, interativo e humanizado, mas não pode utilizar apenas esta ferramenta, mas com uma ferramenta auxiliar ao professor.
One of the main challenges for teachers, when teaching content related to the area of biochemistry, in Basic Education or Higher Education, is to seek tools that help in classes and that promote a better understanding of subjects by students, strengthening the teaching-learning process. In view of this, some possibilities are the use of recreational resources that aim to promote a better interaction between students and the discipline, consequently improving their learning. Thus, the present project aims to carry out an integrative review investigating which and how ludic pedagogical resources are used in the teaching of biochemistry in Basic Education and Higher Education. For this purpose, the PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) flow guidelines were used as a methodological procedure for sorting literature works, in which literature productions were included, accepting only scientific articles published between the years from 2018 to 2022. With this, 15 scientific articles were cataloged with playful didactic strategies used in the teaching of Biochemistry, in which it was possible to identify the main difficulties faced by teachers and students, discussing the advantages and disadvantages of these resources during the teaching process. learning. Among the articles screened and eligible to compose the review, most articles used the game as a didactic tool for teaching biochemistry. It was possible to track from this integrative review, in addition to the importance of using didactics in teaching biochemistry, what is the perception of teachers on the subject. Among the selected articles, didactics were applied in the teaching of biochemistry both in basic education and in higher education. In general, it was possible to understand the importance of using didactics to improve the teaching of biochemistry, in order to promote a more dynamic, interactive and humanized development and learning process, but this tool cannot be used alone, but with an auxiliary tool. to the teacher
Ma. Lira, Darlene Seabra de.
Bioquímica.
Ensino de ciências.
Acesso restrito solicitado pelo autor. Provável liberação em 30 maio 2024.