Gênero, sexualidade e diversidade sexual no ensino de ciências: principais percepções presentes nas produções acadêmicas.
Gênero, sexualidade e diversidade sexual no ensino de ciências: principais percepções presentes nas produções acadêmicas.
<taina.lyra@arapiraca.ufal.br>
O presente trabalho se lança a partir do mapeamento das produções acadêmicas nos anos de
2018 – 2021 com o objetivo analisar os principais apontamentos no que diz respeito gênero, da
diversidade e da sexualidade na escola presente nas produções da área de ensino de Ciências
nas seguintes bases de dados: CAPES Periódicos (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e o Google Acadêmico. O
processo metodológico utilizado partiu a revisão integrativa de literatura, conjugado pela
análise de conteúdo (BARDIN, 2011) que avalia quais as questões que desencadeiam seus
estudos e as percepções dos pesquisadores em relação ao fenômeno estudado. A análise
demonstrou que infelizmente ainda é abundante os discursos de vieses ideológicos de grupos
conservadores que impedem os avanços para além do contexto biológico-anatômicos ao se
abordar a temática em salas de aula, configurando um retrocesso que alimenta a desigualdade
educacional e situações de discriminação no âmbito escolar.
The present work is launched from the mapping of academic productions in the years 2018 - 2021 with the objective of analyzing the main notes regarding gender, diversity, and sexuality in the school present in the productions of the Science teaching area in the following bases of data: CAPES Periodicals (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), SciELO (Scientific Electronic Library Online) and Google Scholar. The methodological process used was based on an integrative literature review, combined with content analysis (BARDIN, 2011) that assesses the issues that trigger their studies and the researchers' perceptions regarding the phenomenon studied. The analysis showed that, unfortunately, the discourses of ideological biases of conservative groups that prevent advances beyond the biological-anatomical context when approaching the theme in classrooms are still abundant, configuring a setback that feeds educational inequality and situations of discrimination in the classroom. school environment.
Dr.ª Cavalcante, Valéria Campos.
Diversidade.
Gênero.
Ensino de ciências.