Gênero, sexualidade e diversidade sexual no ensino de ciências: principais percepções presentes nas produções acadêmicas.

Gênero, sexualidade e diversidade sexual no ensino de ciências: principais percepções presentes nas produções acadêmicas.

Autor(a)
Lyra, Tainá Martins.
<taina.lyra@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
10/05/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
36
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente trabalho se lança a partir do mapeamento das produções acadêmicas nos anos de 2018 – 2021 com o objetivo analisar os principais apontamentos no que diz respeito gênero, da diversidade e da sexualidade na escola presente nas produções da área de ensino de Ciências nas seguintes bases de dados: CAPES Periódicos (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e o Google Acadêmico. O processo metodológico utilizado partiu a revisão integrativa de literatura, conjugado pela análise de conteúdo (BARDIN, 2011) que avalia quais as questões que desencadeiam seus estudos e as percepções dos pesquisadores em relação ao fenômeno estudado. A análise demonstrou que infelizmente ainda é abundante os discursos de vieses ideológicos de grupos conservadores que impedem os avanços para além do contexto biológico-anatômicos ao se abordar a temática em salas de aula, configurando um retrocesso que alimenta a desigualdade educacional e situações de discriminação no âmbito escolar.

Abstract

The present work is launched from the mapping of academic productions in the years 2018 - 2021 with the objective of analyzing the main notes regarding gender, diversity, and sexuality in the school present in the productions of the Science teaching area in the following bases of data: CAPES Periodicals (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), SciELO (Scientific Electronic Library Online) and Google Scholar. The methodological process used was based on an integrative literature review, combined with content analysis (BARDIN, 2011) that assesses the issues that trigger their studies and the researchers' perceptions regarding the phenomenon studied. The analysis showed that, unfortunately, the discourses of ideological biases of conservative groups that prevent advances beyond the biological-anatomical context when approaching the theme in classrooms are still abundant, configuring a setback that feeds educational inequality and situations of discrimination in the classroom. school environment. 

Orientador(a)
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Dourado, Auceia Matos.
Dr.ª Cavalcante, Valéria Campos.
Palavras-chave
Sexualidade.
Diversidade.
Gênero.
Ensino de ciências.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
115
Observações


Não foi possível exibir o PDF