Gestão da qualidade no serviço público: estudo de caso em uma empresa no Estado de Alagoas.

Gestão da qualidade no serviço público: estudo de caso em uma empresa no Estado de Alagoas. 

Autor(a)
Santos, Anny Caroline Pereira.
<annypereira.18.ap@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
17/06/2022
Curso/Outros
Engenharia de Produção (U. E. Penedo)
Número de folhas
44
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

As Ferramentas da Qualidade, se bem aplicadas, dão resultados significativos na organização e, por trazerem números positivos, o uso delas se tornou dominante, inicialmente em indústrias, logo após em setores públicos e privados de pequeno e grande porte. O presente trabalho apresenta um estudo de caso envolvendo a Gestão da Qualidade no serviço público em uma empresa que traz para o serviço público as ferramentas de como auxiliar na gestão visando melhorias, otimização de tempo e custos. O estudo foi aplicado por intermédio de planilhas, gráficos e ações que foram passadas e ensinadas de maneira simples aos funcionários, para então ser iniciada e aplicada. Atendendo a sociedade, a administração pública vem evoluindo significativamente em busca de melhorias e mudanças a fim de melhor receber e atender ao seu público, visando suprir as necessidades da população e com isso deixando a sociedade satisfeita. Dessa maneira, conseguiu-se transmutar a imagem da gestão pública no aspecto de má administração para uma que promete e cumpre com as responsabilidades da cidade. 

Abstract

he Quality Tools, if well applied, give significant results in the organization and, because they bring positive numbers, their use has become dominant, initially in industries, soon after in small and large public and private sectors. The present work presents a case study involving Quality Management in the public service in a company, which brings to the public service the tools of how to assist in management aiming at improvements, optimization of time and costs. The study was applied through spreadsheets, graphs and actions that were passed and taught in a simple way to employees, to then be initiated and applied. Serving society, the public administration has been evolving significantly in search of improvements and changes in order to better receive and serve its public, aiming to meet the needs of the population and thus leaving society satisfied. In this way, it was possible to transmute the image of public management from the aspect of bad administration to one that promises and fulfills the responsibilities of the city.

Orientador(a)
Ma. Gomes, Susane de Farias.
Banca Examinadora
Ma. Almeida, Larissa Farias.
Dr.ª Carnaúba, Tânia Maria Gomes Voronkoff.
Palavras-chave
Serviço público.
Administração pública.
Gestão de qualidade – Ferramentas .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
3.00.00.00-9 Engenharias.
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