Implementação e manutenção de sistema de gestão de processos de negócios (BPM) em uma empresa de consultoria empresarial.
Implementação e manutenção de sistema de gestão de processos de negócios (BPM) em uma empresa de consultoria empresarial.
<everson.luis.br@gmail.com>
Este trabalho trata-se de uma proposta de implementação de gestão por processos
em uma micro empresa do ramo de consultoria empresarial no estado de Alagoas.
Para a realização deste estudo foram propostos os seguintes objetivos específicos: 1.
mapear os principais processos da empresa; 2. identificar os problemas percebidos
(gargalos, rupturas, etc) nos processos mapeados; 3. propor melhorias para os
processos mapeados; 4. fornecer uma visão holística dos processos evidenciando a
forma como que se relacionam e transitam em diferentes setores. Para assegurar o
alcance dos objetivos foi realizada uma entrevista com os gestores de cada setor das
empresas para entender a visão sobre os processos da empresa e os problemas mais
graves.
Após a identificação dos principais processos e problemas, os processos foram
mapeados com o propósito de identificar rupturas e gargalos em seus fluxos e outros
problemas não explicitados pelos gestores. Com os dados dos processos e dos
problemas, foram identificadas informações relevantes acerca dos processos
principais e elencados alguns indicadores de desempenho aplicáveis aos processos.
Em seguida, foram propostas uma série de melhorias pertinentes, e cada processo
mapeado teve seu fluxo reformulado incorporando as melhorias propostas.
Palavras-chave: Gestão por Processos, Tecnologia da Informação, Microempresa
This work deals with a proposal for the implementation of management by processes in a micro company in the field of business consulting in the state of Alagoas. To carry out this study, the following specific objectives were proposed: 1) Mapping the main processes of the company; 2) Identify the perceived problems (bottlenecks, ruptures, etc.) in the mapped processes; 3) Propose improvements to the mapped processes; 4) Provide a holistic view of the processes, highlighting the way in which they relate and transit in different sectors. the most serious problems. After identifying the main processes and problems, the processes were mapped with the purpose of identifying ruptures and bottlenecks in their flows and other problems not made explicit by the managers. With the process and problem data, relevant information about the main processes was identified and some performance indicators applicable to the processes were listed. Then, a series of pertinent improvements were proposed, and each mapped process had its flow reformulated incorporating the proposed improvements.
Ma. Almeida, Larissa Farias.
Microempresa.
Gestão por processos.