Mapeamento de processos: um estudo de caso no setor de compras de um grupo de distribuidoras do Nordeste brasileiro.

Mapeamento de processos: um estudo de caso no setor de compras de um grupo de distribuidoras do Nordeste brasileiro.

Autor(a)
Oliveira, Isabela Nunes de.
<isabela.oliveira@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
07/08/2023
Curso/Outros
Engenharia de Produção (U. E. Penedo)
Número de folhas
33
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

No momento em que se fala sobre distribuição, automaticamente, se recorda a logística, pois é através desta atividade que as indústrias entregam seus produtos ao consumidor final. Dentro deste contexto, a presente pesquisa foi desenvolvida em uma empresa que atua na distribuição de cosméticos e alimentos, tendo como objetivo geral mapear os processos do setor de compras a fim de criar padrões na execução das atividades e, assim, propor melhorias que otimizem o processo. A pesquisa classifica-se como um estudo de caso, a metodologia utilizada foi a descritiva e qualitativa-quantitativa, dividindo-se nas seguintes etapas de execução: mapeamento de processos, a fim de torná-los padrão; a construção do mapa de processos, a SIPOC, na qual foi realizado o detalhamento das atividades; definição de uma atividade chave para construção de fluxogramas das mesmas e apresentação das melhorias obtidas, e finalmente a definição dos procedimentos operacionais padrão. Por fim, concluiu-se que há melhoria contínua dos setores da empresa, devido ao desenho e acompanhamento dos processos, tornando os colaboradores mais produtivos, pois há clareza no desenvolvimento de suas atividades, além de garantir maior produtividade dos colaboradores da empresa, maior credibilidade dos processos, otimização de custo e redução de tempo.

Abstract

 ABSTRACT When talking about distribution, logistics automatically comes to mind, as it is through this activity that industries deliver their products to the final consumer. Within this context, this research was developed in a company that operates in the distribution of cosmetics and food, with the general objective of mapping the processes of the purchasing sector in order to create standards in the execution of activities and, thus, propose improvements that optimize the process. The research is classified as a case study, the methodology used was descriptive and qualitative-quantitative, divided into the following execution steps: process mapping, in order to make them standard; the construction of the process map, the SIPOC, in which the activities were detailed; definition of a key activity for building their flowcharts and presenting the improvements obtained, and finally the definition of standard operating procedures. Finally, it was concluded that there is continuous improvement in the company's sectors, due to the design and monitoring of processes, making employees more productive, as there is clarity in the development of their activities, in addition to ensuring greater productivity of the company's employees, greater credibility processes, cost optimization and time reduction.

Orientador(a)
Ma. Almeida, Larissa Farias.
Banca Examinadora
Ma. Gomes, Susane de Farias.
Rodriguez, Túlio Fidel Orrego.
Palavras-chave
Mapeamento de processos.
Engenharia de qualidade .
Setor de compras.
Credibilidade.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
3.00.00.00-9 Engenharias.
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