O ensino de ciências e a Base Nacional Comum Curricular: (in) justiça curricular para uma efetiva educação científica.
O ensino de ciências e a Base Nacional Comum Curricular: (in) justiça curricular para uma efetiva educação científica.
<lainara.matias@arapiraca.ufal.br>
O objetivo do presente estudo foi analisar as implicações curriculares
presentes nas competências específicas da área de Ciências da Natureza na Base Nacional
Comum Curricular, destacando como uma das problemáticas a competência que trata da
cultura digital. Para tanto, a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa com
delineamento de análise documental. Os resultados deste trabalho apontam que, em suas
entrelinhas, o documento deixa em aberto muitos questionamentos e debates quando
propõe a inserção do uso de tecnologias nas escolas sem apontar a necessidade de uma
preparação do ambiente escolar, desde sua estrutura até formação e instrução para os
professores para saber lidar e desenvolver suas atividades no contexto digital de forma
que favoreça o ensino e aprendizagem. O que permite concluir que ainda é preciso lutar
por outra base curricular, por outras bases, por uma política que dê conta de atender as
pluralidades que fazem pulsar outras práticas escolares e consequentemente o fomento de
uma ciência viva para uma escola pública brasileira viva e cheia de vida latente por fazer
ciência.
The objective of the present study was to analyze the curricular
implications present in the specific competences of the Natural Sciences area of the
National Common Curricular Base highlighting as one of the problems the competence
that deals with digital culture. Therefore, the research followed a qualitative approach
with a documental analysis design. The results of this work indicate that, between the
lines, the document leaves open many questions and debates when it proposes the
insertion of the use of technologies in schools without pointing out the need to prepare
the school environment, from its structure to training and instruction for teachers to know
how to deal with and develop their activities in the digital context in a way that favors
teaching and learning. Which allows us to conclude that it is still necessary to fight for
another curricular basis, for other bases, for a policy that is capable of meeting the pluralities that make other school practices pulsate and consequently the promotion of a
living science for a Brazilian public school that is alive and full of latent life for doing
science.
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Base curricular ( BNCC).
Cultura digital.
Educação científica.