O ensino de ciências e a Base Nacional Comum Curricular: (in) justiça curricular para uma efetiva educação científica.

O ensino de ciências e a Base Nacional Comum Curricular: (in) justiça curricular para uma efetiva educação científica.

Autor(a)
Matias, Lainara.
<lainara.matias@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
16/05/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
24
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar as implicações curriculares presentes nas competências específicas da área de Ciências da Natureza na Base Nacional Comum Curricular, destacando como uma das problemáticas a competência que trata da cultura digital. Para tanto, a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa com delineamento de análise documental. Os resultados deste trabalho apontam que, em suas entrelinhas, o documento deixa em aberto muitos questionamentos e debates quando propõe a inserção do uso de tecnologias nas escolas sem apontar a necessidade de uma preparação do ambiente escolar, desde sua estrutura até formação e instrução para os professores para saber lidar e desenvolver suas atividades no contexto digital de forma que favoreça o ensino e aprendizagem. O que permite concluir que ainda é preciso lutar por outra base curricular, por outras bases, por uma política que dê conta de atender as pluralidades que fazem pulsar outras práticas escolares e consequentemente o fomento de uma ciência viva para uma escola pública brasileira viva e cheia de vida latente por fazer ciência.

Abstract

The objective of the present study was to analyze the curricular implications present in the specific competences of the Natural Sciences area of the National Common Curricular Base highlighting as one of the problems the competence that deals with digital culture. Therefore, the research followed a qualitative approach with a documental analysis design. The results of this work indicate that, between the lines, the document leaves open many questions and debates when it proposes the insertion of the use of technologies in schools without pointing out the need to prepare the school environment, from its structure to training and instruction for teachers to know how to deal with and develop their activities in the digital context in a way that favors teaching and learning. Which allows us to conclude that it is still necessary to fight for another curricular basis, for other bases, for a policy that is capable of meeting the pluralities that make other school practices pulsate and consequently the promotion of a living science for a Brazilian public school that is alive and full of latent life for doing science.

Orientador(a)
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Dourado, Auceia Matos.
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Palavras-chave
Ensino de ciências.
Base curricular ( BNCC).
Cultura digital.
Educação científica.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
84
Observações


Não foi possível exibir o PDF