O ensino de ciências e a Síndrome de Down: processo de inclusão em classe regular de ensino.

O ensino de ciências e a Síndrome de Down: processo de inclusão em classe regular de ensino.

Autor(a)
Teixeira, Willamis dos Santos.
<dossantoswillamis@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
16/05/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
21
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O debate sobre a inclusão educacional de alunos com síndrome de down no ensino de ciências ainda é um desafio frente ao processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, buscou-se identificar o processo de inclusão dos alunos com síndrome de down dentro do âmbito educacional no ensino de ciências. Com isso, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e integrativa acerca do tema em tela, para execução foram realizadas pesquisas em relação a temática em tela com as seguintes palavras chaves educação inclusiva, o processo de inclusão e o ensino de ciências e síndrome de down, na qual foram encontrados muitos trabalhos voltados, porem dentre esse montante, limitamo-nos apenas a 5 trabalhos acadêmicos retirado do google, google acadêmico e scielo. Após análise dos trabalhos encontrados, fez-se a analise amostral e, em seguida, a construção de tabelas com falas de professores e colegas de sala de aula. Dentro da pesquisa, privilegiamos os trabalhos que retratam esse processo de inclusão.

Abstract

The debate about the educational inclusion of students with Down syndrome in science teaching is still a challenge in the teaching-learning process. Given this, we sought to identify the process of inclusion of students with down syndrome within the educational scope of science teaching. With this, it is a qualitative and integrative research about the theme on screen, for execution, research was carried out in relation to the theme on screen with the following keywords: inclusive education, the inclusion process and the teaching of science and syndrome from down, in which many related works were found, but within that amount, we limited ourselves to only 5 academic works taken from google, google academic and scielo. After analyzing the works found, the sample analysis was carried out and, then, the construction of tables with the speeches of teachers and classmates. Within the research, we privileged works that portray this process of inclusion.

Orientador(a)
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Dourado, Auceia Matos.
Dr.ª Santana, Leyla Menezes de.
Palavras-chave
Síndrome de Down.
Educação inclusiva.
Ensino de ciências.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
116
Observações


Não foi possível exibir o PDF