O uso de estratégias pedagógicas para abordagem da parasitologia no ensino fundamental: uma revisão narrativa.

O uso de estratégias pedagógicas para abordagem da parasitologia no ensino fundamental: uma revisão narrativa.

Autor(a)
Santos, Jessyane Maynara dos.
<jessyane.maynara@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
23/02/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas (U. E. Penedo)
Número de folhas
67
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

No Brasil, apesar de tantos avanços nas áreas das ciências, as enteroparasitoses ainda são um relevante problema de saúde pública. O público mais propenso a contrair os mais diversos tipos de parasitoses intestinais são crianças em idade escolar que vivem em condições de pobreza. Essas infecções afetam aspectos como o crescimento e a capacidade cognitiva em decorrência de quadros de desnutrição, o que também acaba afetando o rendimento escolar das mesmas. Diante disso, a fim de promover o conhecimento sobre esses agentes, surge a necessidade de repensar a prática pedagógica e de considerar a inserção de novas ferramentas de ensino, para garantir uma abordagem mais significativa da parasitologia no ensino fundamental. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi analisar as diferentes estratégias pedagógicas utilizadas na abordagem da parasitologia no ensino fundamental através de uma revisão narrativa da literatura. Este estudo trata-se de uma revisão narrativa de literatura de natureza qualitativa. Foram consultadas publicações indexadas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódico CAPES e Google Scholar publicadas entre os anos de 2017 e 2022. No total foram selecionados 13 estudos que abordam estratégias pedagógicas para o ensino de parasitologia no ensino fundamental. Verificou-se que existem diversas possibilidades metodológicas para o ensino da parasitologia tais como jogos, materiais informativos, histórias em quadrinhos, atividades com o uso de massa de modelar, etc., que permitem aos educadores ultrapassarem os limites do ensino tradicional, na busca de um ensino mais efetivo, cuja aprendizagem não se baseie na mera repetição de conteúdo ou na decoração de conceitos, mas que torne os estudantes participantes no processo de construção do conhecimento. Constatou-se também que, mesmo diante dos indicadores de prevalência de parasitoses intestinais em Alagoas, nenhum dos trabalhos selecionados e analisados foi realizado no Estado de Alagoas sendo necessário que novos estudos sobre o ensino de parasitologia sejam realizados visando preencher esta lacuna, principalmente referente ao município de Penedo-Al.

Abstract

In Brazil, despite so many advances in science, internal parasites are still a relevant public health problem. The most likely public to contract diverse types of intestinal parasitosis are school children living in poverty. These infections affect aspects such as growth and cognitive capacity due to malnutrition, which also ends up affecting their school performance. Therefore, in order to promote knowledge about these agents, there is a need to rethink pedagogical practice and consider the insertion of new teaching tools, in order to ensure a more significant approach to parasitology in elementary school. Thus, the objective of this work was to analyze the different pedagogical strategies in the approach for teaching parasitology in elementary school through a narrative review of the literature.. Publications indexed in the Scientific Electronic Library Online (SciELO), CAPES’s periodic and Google Scholar databases published between 2017 and 2022 were consulted. In total, 13 studies related to pedagogical strategies for teaching of parasitology in elementary school were selected. there were several methodological possibilities applied such as games, informative materials, comics, use of modeling mass, etc., that can allow educators to go beyond the limits of traditional teaching, in the search for more effective teaching, whose learning is not based on the mere repetition of contents or the decoration of concepts, but that makes students more participative in the process of knowledge construction . It was also found that even in view of the indicators of prevalence of intestinal parasites in Alagoas, among the selected and analyzed studies, none corresponded to Alagoas State and it is necessary further studies involving teach of parasitology in order to fill this gap, especially in municipality of Penedo-Al

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Aline Cristine Pereira e.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Ana Paula de Almeida Portela da.
Ma. Carneiro, Jéssica do Nascimento.
Palavras-chave
Educação em saúde.
Ensino de ciências.
Enteroparasitoses.
Parasitologia – Ensino.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
125
Observações


Não foi possível exibir o PDF