O uso de estratégias pedagógicas para abordagem da parasitologia no Ensino fundamental: uma revisão narrativa.
O uso de estratégias pedagógicas para abordagem da parasitologia no Ensino fundamental: uma revisão narrativa.
<jessyane.maynara@arapiraca.ufal.br>
No Brasil, apesar de tantos avanços nas áreas das ciências, as enteroparasitoses ainda são um
relevante problema de saúde pública. O público mais propenso a contrair os mais diversos
tipos de parasitoses intestinais são crianças em idade escolar que vivem em condições de
pobreza. Essas infecções afetam aspectos como o crescimento e a capacidade cognitiva em
decorrência de quadros de desnutrição, o que também acaba afetando o rendimento escolar
das mesmas. Diante disso, a fim de promover o conhecimento sobre esses agentes, surge a
necessidade de repensar a prática pedagógica e de considerar a inserção de novas ferramentas
de ensino, para garantir uma abordagem mais significativa da parasitologia no ensino
fundamental. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi analisar as diferentes estratégias
pedagógicas utilizadas na abordagem da parasitologia no ensino fundamental através de uma
revisão narrativa da literatura. Este estudo trata-se de uma revisão narrativa de literatura de
natureza qualitativa. Foram consultadas publicações indexadas nas bases de dados Scientific
Electronic Library Online (SciELO), Periódico CAPES e Google Scholar publicadas entre os
anos de 2017 e 2022. No total foram selecionados 13 estudos que abordam estratégias
pedagógicas para o ensino de parasitologia no ensino fundamental. Verificou-se que existem
diversas possibilidades metodológicas para o ensino da parasitologia tais como jogos,
materiais informativos, histórias em quadrinhos, atividades com o uso de massa de modelar,
etc., que permitem aos educadores ultrapassarem os limites do ensino tradicional, na busca de
um ensino mais efetivo, cuja aprendizagem não se baseie na mera repetição de conteúdo ou na
decoração de conceitos, mas que torne os estudantes participantes no processo de construção
do conhecimento. Constatou-se também que, mesmo diante dos indicadores de prevalência
de parasitoses intestinais em Alagoas, nenhum dos trabalhos selecionados e analisados foi
realizado no Estado de Alagoas sendo necessário que novos estudos sobre o ensino de
parasitologia sejam realizados visando preencher esta lacuna, principalmente referente ao
município de Penedo-Al.
In Brazil, despite so many advances in science, internal parasites are still a relevant public health problem. The most likely public to contract diverse types of intestinal parasitosis are school children living in poverty. These infections affect aspects such as growth and cognitive capacity due to malnutrition, which also ends up affecting their school performance. Therefore, in order to promote knowledge about these agents, there is a need to rethink pedagogical practice and consider the insertion of new teaching tools, in order to ensure a more significant approach to parasitology in elementary school. Thus, the objective of this work was to analyze the different pedagogical strategies in the approach for teaching parasitology in elementary school through a narrative review of the literature.. Publications indexed in the Scientific Electronic Library Online (SciELO), CAPES’s periodic and Google Scholar databases published between 2017 and 2022 were consulted. In total, 13 studies related to pedagogical strategies for teaching of parasitology in elementary school were selected. there were several methodological possibilities applied such as games, informative materials, comics, use of modeling mass, etc., that can allow educators to go beyond the limits of traditional teaching, in the search for more effective teaching, whose learning is not based on the mere repetition of contents or the decoration of concepts, but that makes students more participative in the process of knowledge construction . It was also found that even in view of the indicators of prevalence of intestinal parasites in Alagoas, among the selected and analyzed studies, none corresponded to Alagoas State and it is necessary further studies involving teach of parasitology in order to fill this gap, especially in municipality of Penedo-Al
Ma. Carneiro, Jéssica do Nascimento.
Ensino de ciências.
Enteroparasitoses.
Parasitologia – Ensino.