O uso de hortas orgânicas como uma ferramenta de ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa.
O uso de hortas orgânicas como uma ferramenta de ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa.
<marcos.derst@gmail.com>
O ensino de Ciências sempre se deparou com adversidades no momento da aprendizagem, o
que pode ser observado principalmente quando é pensado na oportunização da vivência
daquilo que é aprendido em sala de aula de forma prática. Diante de tal problemática, o
presente trabalho estudou como a utilização da horta escolar pode ser desenvolvida, dessa
forma, o presente estudo traz observações sobre a utilização de hortas orgânicas numa
perspectiva de ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem, visto que tal
abordagem abre um leque vasto de possibilidades para permitir que o aluno além de ouvir e
aprender de forma teórica, vivencie aquilo que fora abordado. Ao decorrer do estudo, foi
trabalhado a literatura concernente ao uso de hortas como uma interação prática com o
ambiente, permitindo também a compreensão dinâmica sobre os diversos processos
existentes no meio. Diante do exposto, observamos como a utilização e desenvolvimento de
hortas orgânicas contribui como instrumento no desenvolvimento dos estudantes. Para isso,
foi executada uma revisão integrativa de literatura, ocorrida entre os meses de janeiro e abril
de 2023, através da plataforma de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações (BDTD), considerando a relevância e pertinência das pesquisas através do título,
resumo e palavras-chave, para então leitura integral dos trabalhos elegíveis. Após leitura e
análise das pesquisas, consideramos o uso da horta como ferramenta importante no processo
ensino-aprendizagem, porém as escolas precisam de investimentos para instalação e
capacitação dos professores. Como isso, foi identificado a utilização das horas orgânicas
escolares de forma interativa, lúdica e prática para abordar conteúdos que podem ser
vivenciados de forma prática e real, com debate, conversa e principalmente com a
experimentação, ao tempo em que são abordadas questões de sustentabilidade, segurança
alimentar e qualidade nutricional e adotado o modo de Educação Ambiental no qual os
sujeitos envolvidos não apenas ouvem e observam, mas participam, produzem e aprendem
com suas próprias ações.
Science teaching has always faced adversities at the time of learning, which can be observed mainly when considering the opportunity to experience what is learned in the classroom in a practical way. Faced with such a problem, the present work studied how the use of the school garden can be developed, in this way, the present study brings observations about the use of organic gardens in a perspective of aid tool in the teaching-learning process, since such an approach opens up a wide range of possibilities to allow the student, in addition to listening and learning theoretically, to experience what was discussed. During the study, the literature concerning the use of gardens as a practical interaction with the environment was worked on, also allowing a dynamic understanding of the various processes existing in the environment. Given the above, we observe how the use and development of organic gardens contributes as an instrument in the development of students. For this, an integrative literature review was carried out between the months of January and April 2023, through the data platform of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), considering the relevance and pertinence of the research through the title, abstract and keywords, so that eligible papers can be read in full. After reading and analyzing the research, we consider the use of the garden as an important tool in the teaching-learning process, but schools need investments to install and train teachers. As a result, the use of organic school hours in an interactive, playful and practical way was identified to address content that can be experienced in a practical and real way, with debate, conversation and especially with experimentation, at the same time that sustainability issues are addressed , food safety and nutritional quality and adopted the Environmental Education mode in which the subjects involved not only listen and observe, but also participate, produce and learn from their own actions
Dr. Schmitt, Jairo Lizandro.
Ensino de ciências.
Hortas orgânicas.
Ensino - Aprendizagem.