O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática da literatura.

O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática da literatura.

Autor(a)
Santos, Hugo França dos.
<hugofranca988@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
28/03/2023
Curso/Outros
Sistemas da Informação (U.E. Penedo)
Número de folhas
44
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Com a intensificação do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente escolar, favorecendo os mais diversos públicos no quesito ensinoaprendizagem, percebeu-se que um grupo de pessoas que podem se beneficiar com essas tecnologias é aquele que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sabe-se que lidar com crianças com TEA no dia a dia é uma tarefa complexa, tendo em vista suas diferentes formas de comunicação e interação. Sendo assim, as TDIC vêm se apresentando como um recurso pedagógico bastante promissor para o processo de ensino e aprendizagem de pessoas com TEA. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o impacto do uso das TDIC na educação de crianças com TEA. Para tanto, é adotada como metodologia da Revisão Sistemática da Literatura (RSL) o método de protocolo proposto por Kitchenham e Charters (2007), fundamentada em três fases principais: planejamento, condução, documentação. Diante da questão norteadora da pesquisa, que busca compreender como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem auxiliar e contribuir na educação de crianças com Transtorno do Espectro Autista, tem-se como principais resultados que o uso das TDIC na educação de crianças com TEA podem auxiliar na realização de atividades com maior autonomia e interação, desenvolver habilidades de forma mais prazerosa, aumentar interesse por atividades pedagógicas, manter a motivação no aluno, potencializar o aprendizado, desenvolver aspectos socioemocionais, melhorar a comunicação.

Abstract

 With the intensification of the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in the school environment, favoring the most diverse audiences in terms of teaching-learning, it was noticed that a group of people who can benefit from these technologies is those who have Autistic Spectrum Disorder (ASD). It is known that dealing with children with ASD on a daily basis is a complex task, in view of their different forms of communication and interaction. Thus, TDIC have been presenting themselves as a very promising pedagogical resource for the teaching and learning process of people with ASD. In this context, the objective of this work is to analyze the impact of the use of DICT in the education of children with ASD. For this purpose, the protocol method proposed by Kitchenham and Charters (2007) is adopted as the methodology of the Systematic Literature Review (SLR), based on three main phases: planning, conducting, documents. Faced with the guiding question of the research, which seeks to understand how Digital Information and Communication Technologies can help and contribute to the education of children with Autistic Spectrum Disorder, the main results are that the use of TDIC in the education of children with ASD can help in carrying out activities with greater autonomy and interaction, develop skills in a more pleasurable way, increase interest in educational activities, keep student motivated, enhance learning, develop socio-emotional aspects, improve communication.

Orientador(a)
Me. Silva, André Almeida.
Banca Examinadora
Dr. Oliveira, Gustavo Henrique Ferreira de Miranda.
Ma. Barbosa, Jessica Fernanda Silva.
Palavras-chave
Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Educação .
Tecnologia Digital de Informação e Comunicação – TDIC.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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