O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática da literatura.
O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de crianças
com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática da literatura.
<hugofranca988@gmail.com>
Com a intensificação do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
(TDIC) no ambiente escolar, favorecendo os mais diversos públicos no quesito ensinoaprendizagem, percebeu-se que um grupo de pessoas que podem se beneficiar com
essas tecnologias é aquele que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sabe-se
que lidar com crianças com TEA no dia a dia é uma tarefa complexa, tendo em vista
suas diferentes formas de comunicação e interação. Sendo assim, as TDIC vêm se
apresentando como um recurso pedagógico bastante promissor para o processo de
ensino e aprendizagem de pessoas com TEA. Nesse contexto, o objetivo deste
trabalho é analisar o impacto do uso das TDIC na educação de crianças com TEA.
Para tanto, é adotada como metodologia da Revisão Sistemática da Literatura (RSL)
o método de protocolo proposto por Kitchenham e Charters (2007), fundamentada em
três fases principais: planejamento, condução, documentação. Diante da questão
norteadora da pesquisa, que busca compreender como as Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação podem auxiliar e contribuir na educação de crianças com
Transtorno do Espectro Autista, tem-se como principais resultados que o uso das
TDIC na educação de crianças com TEA podem auxiliar na realização de atividades
com maior autonomia e interação, desenvolver habilidades de forma mais prazerosa,
aumentar interesse por atividades pedagógicas, manter a motivação no aluno,
potencializar o aprendizado, desenvolver aspectos socioemocionais, melhorar a
comunicação.
With the intensification of the use of Digital Information and Communication
Technologies (TDIC) in the school environment, favoring the most diverse audiences
in terms of teaching-learning, it was noticed that a group of people who can benefit
from these technologies is those who have Autistic Spectrum Disorder (ASD). It is
known that dealing with children with ASD on a daily basis is a complex task, in view
of their different forms of communication and interaction. Thus, TDIC have been
presenting themselves as a very promising pedagogical resource for the teaching and
learning process of people with ASD. In this context, the objective of this work is to
analyze the impact of the use of DICT in the education of children with ASD. For this
purpose, the protocol method proposed by Kitchenham and Charters (2007) is adopted
as the methodology of the Systematic Literature Review (SLR), based on three main
phases: planning, conducting, documents. Faced with the guiding question of the
research, which seeks to understand how Digital Information and Communication
Technologies can help and contribute to the education of children with Autistic
Spectrum Disorder, the main results are that the use of TDIC in the education of
children with ASD can help in carrying out activities with greater autonomy and
interaction, develop skills in a more pleasurable way, increase interest in educational
activities, keep student motivated, enhance learning, develop socio-emotional aspects,
improve communication.
Ma. Barbosa, Jessica Fernanda Silva.
Educação .
Tecnologia Digital de Informação e Comunicação – TDIC.