Percepção do ensino de botânica por profissionais da rede pública de ensino em Penedo/AL.
Percepção do ensino de botânica por profissionais da rede pública de ensino em Penedo/AL.
<andreza.batista@arapiraca.ufal.br>
O ensino de Botânica contribui para a formação escolar e cidadã, com conteúdo e
reflexões de impacto direto na compreensão sobre o meio ambiente, diversidade de
espécies, recursos naturais e importância dos serviços ambientais desempenhados pelos
organismos fotossintetizantes. Este trabalho teve como objetivo descrever a percepção
dos profissionais da educação a respeito do ensino de Botânica na rede pública de
Penedo/AL. A pesquisa está inscrito na Plataforma Brasil, sob o número CAAE
24132619.0.0000.5013. A pesquisa tem caráter descritivo, baseado na aplicação de
questionários à professores da rede pública de ensino no município de Penedo. Estiveram
habilitados a participação da pesquisa apenas os coordenadores, diretores e os professores
que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados foram
analisados a partir da sumarização das respostas dos profissionais de educação. Foram
entrevistados 14 profissionais nos quais fazem parte do meio escolar, sendo 4 deles da
mesma escola. As mulheres são maioria entre os professores. Os professores são
experientes em sala de aula, porém apresentam pouca afinidade com a botânica. Eles
indicam que os estudantes apresentam dificuldade para e aprendizagem de conteúdos
como “célula vegetal”, “morfologia vegetal” e “fisiologia vegetal”. Diante do cenário
apresentado, indica-se como estratégia a realização de atualizações e capacitações em
ensino de botânica.
The teaching of Botany contributes to school and citizen education, with content and reflections that have a direct impact on the understanding of the environment, species diversity, natural resources and the importance of environmental services performed by photosynthesizing organisms. This work aimed to describe the perception of education professionals regarding the teaching of Botany in the public network of Penedo/AL. The research is registered at Plataforma Brasil, under CAAE number 24132619.0.0000.5013. The research is descriptive, based on the application of questionnaires to public school teachers in the municipality of Penedo. Only the coordinators, principals and teachers who signed the Free and Informed Consent Form were eligible to participate in the research. The data were analyzed by summarizing the responses of the education professionals. Fourteen professionals were interviewed, four of whom belong to the same school. Women are the majority among the teachers. The teachers are experienced in the classroom, but have little affinity with botany. They indicate that the students have difficulty learning the contents "plant cell", "plant morphology" and "plant physiology". In view of the scenario presented, it is indicated as a strategy the realization of updates and training in the teaching of botany
Dr.ª França, Maria Lenilda Caetano.
Botânica - Ensino.
Professores.