Políticas públicas de preservação do patrimônio cultural em Penedo-AL e as ações de educação patrimonial.

Políticas públicas de preservação do patrimônio cultural em Penedo-AL e as ações de educação patrimonial.

Autor(a)
Araújo, Iara da Silva.
<araujoiara395@gmail.com>
Ano de publicação
2022
Data da defesa
28/09/2022
Curso/Outros
Turismo (U.E. Penedo)
Número de folhas
69
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Tombada em 1995 pelo IPHAN, Penedo é a única cidade de Alagoas contemplada com dois programas de revitalização do patrimônio: Programa Monumenta e Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, com meta de requalificação urbanística e diferentes usos dos bens culturais. Entre ações estratégicas está a educação patrimonial, como estímulo a gestão integrada e participativa do patrimônio. Esta pesquisa teve objetivo de identificar projetos de educação patrimonial desenvolvidos em relação aos programas e analisar os empecilhos para a concretização das ações. A metodologia, de abordagem qualitativa, se desenvolveu por meio de análise dos programas em suas concepções, ações propostas e efetivas e relação com projetos para o desenvolvimento do turismo em Penedo consonantes a educação patrimonial, identificando entraves que inviabilizaram o cumprimento de suas metas, em uma concepção de patrimônio cultural como eixo estruturante das demais políticas públicas. Foram analisados documentos da gestão municipal, do IPHAN e realizadas entrevistas com gestores públicos, coordenadores pedagógicos e consultores do IPHAN para ações de educação patrimonial. Os resultados obtidos, revelam que, embora ambos os programas tenham como meta a promoção de ações de educação patrimonial em consonância com a revitalização dos bens culturais imóveis, atendendo aos princípios da Conservação Integrada, em Penedo não há projetos de educação patrimonial, apenas algumas ações pontuais da Secretaria Municipal de Educação e da Casa do Patrimônio ações que se confundem com promover o ensino da história do município A falta de um projeto de educação patrimonial, com propostas e ações estratégicas em consonância com as ações de restauração e reabilitação do patrimônio cultural tem sido um entrave para a concretização das metas de preservação do patrimônio o que tem se constituído como um empecilho para a preservação e sustentabilidade do patrimônio cultural e para o desenvolvimento do turismo. 

Abstract

 Protected in 1995 by IPHAN, Penedo is the only city in Alagoas contemplated with two heritage revitalization programs: Monumenta Program and the Growth Acceleration Program for Historic Cities, with the goal of urban requalification and different uses for cultural assets. Among strategic actions is heritage education, as a stimulus to integrated and participatory management of the heritage. This research aimed to identify heritage education projects developed in relation to the programs and to analyze the obstacles to the implementation of the actions. The methodology, of the qualitative, approach, was developed by analyzing the programs in their conceptions, proposed and effective actions and the relationship with projects for developing tourism in Penedo in line with heritage education, identifying obstacles that prevented the fulfillment of its goals, in a conception of cultural heritage as a structuring axis of other public policies. Documents from the municipal administration and IPHAN were analyzed, and interviews were conducted with public administrators, educational coordinators, and IPHAN consultants for heritage education actions. The results obtained reveal that, although both programs aim at promoting heritage education actions in line with the revitalization of the cultural real estate, according to the principles of integrated conservation, in Penedo there are no heritage education projects, with proposals and strategic actions in line with the actions of restoration and rehabilitation of the cultural heritage has been an obstacle to the achievement of the goals of heritage preservation, which has constituted an obstacle to the preservation and sustainability of the cultural heritage and the development of tourism. 

Orientador(a)
Dr.ª Ramos, Silvana Pirillo.
Banca Examinadora
Dr.ª Lima, Fabiana de Oliveira.
Dr.ª Haddad, Lenira.
Palavras-chave
Programa Monumenta.
Educação patrimonial.
Patrimônio cultural.
Políticas públicas.
Penedo – Alagoas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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