Práticas docentes no cenário da pandemia: olhares para discursos de professoras e professores de ciências biológicas.
Práticas docentes no cenário da pandemia: olhares para discursos de professoras e professores de ciências biológicas.
<fany.valente89@gmail.com>
Sabemos o quanto a pandemia da Covid-19 escancarou os problemas ligados ao campo da
Educação. Na área do ensino, muitas iniciativas precisaram ser tomadas a partir de orientações
pautadas nas medidas sanitárias que visavam a não disseminação do vírus e o consequente
colapso do sistema de saúde. Assim, esta pesquisa está situada no campo do ensino das Ciências
Biológicas e problematizou a investigação a partir da seguinte questão central: quais os
discursos das professoras e professores de Ciências Biológicas acerca das suas práticas de
ensino no cenário da pandemia do covid-19? Para responder a esta pergunta, pautou-se como
objetivo geral: analisar os discursos das professoras e professores de Ciências Biológicas acerca
das suas práticas de ensino no cenário da pandemia da covid-19, a partir de uma breve revisão
bibliográfica (2020-2021). O desenho metodológico da pesquisa partiu dos pressupostos
qualitativos, procurando por meio da revisão bibliográfica e da pesquisa documental, através
das leis que regulamentaram o ensino remoto emergencial, responder à questão problematizada.
Os resultados mostram que a pandemia foi palco de inúmeras dificuldades e diversos desafios,
mas também foi responsável pelo surgimento de novas técnicas, ferramentas e práticas
pedagógicas. Dessa forma, os discursos dos professores evidenciam tais condições, mostrando
suas angústias, dificuldades, mas também suas capacidades, superações e profissionalismo.
Sendo assim, a análise desses discursos é uma importante ferramenta para compreender o
sistema educacional através dos olhares dos professores, além de auxiliar na busca por
melhorias, aperfeiçoamento e mudanças.
We know how much the Covid-19 pandemic has opened up the problems related to the field of Education. In the area of education, many initiatives had to be taken based on guidelines based on sanitary measures aimed at preventing the spread of the virus and the consequent collapse of the health system. Thus, this research is situated in the field of Biological Sciences teaching and problematized the investigation based on the following central question: what are the discourses of Biological Sciences teachers about their teaching practices in the scenario of the covid-19 pandemic? To answer this question, the general objective was: to analyze the discourses of Biological Sciences teachers about their teaching practices in the context of the covid-19 pandemic, based on a brief bibliographical review (2020-2021). The methodological design of the research departed from qualitative assumptions, seeking through bibliographical review and documental research, through the laws that regulated emergency remote teaching, to answer the problematized question. The results show that the pandemic was the scene of numerous difficulties and challenges, but it was also responsible for the emergence of new techniques, tools and pedagogical practices. In this way, the teachers' speeches evidence such conditions, showing their anguish, difficulties, but also their abilities, overcoming and professionalism. Therefore, the analysis of these discourses is an important tool for understanding the educational system, whether private or governmental through the eyes of teachers, in addition to helping in the search for improvements, improvement and changes.
Me. Sobral, Marcos Paulo de Oliveira.
COVID-19 (Doença).
Ensino de ciências biológicas.
Ensino remoto emergencial.