Proposta de planejamento empresarial para uma loja de bolsas e acessórios em Maceió-AL.

Proposta de planejamento empresarial para uma loja de bolsas e acessórios em Maceió-AL.  

Autor(a)
Nascimento, Mariana Assis de Araújo.
<marianaaraujoufal@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
17/05/2023
Curso/Outros
Engenharia de Produção (U. E. Penedo)
Número de folhas
63
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente trabalho tem como finalidade verificar a viabilidade da abertura de uma loja de bolsas e acessórios na cidade de Maceió-AL, através da elaboração de um planejamento empresarial para os próximos três anos. Vale lembrar, que a loja já existe, informalmente, com vendas online. Como ferramenta de auxílio utilizou-se o Plano de Negócios, que além de permitir o detalhamento prévio da empresa, também permite conhecer os possíveis riscos e adotar as melhores estratégias para que seja possível alcançar o sucesso. Quanto à metodologia utilizada, a pesquisa caracterizou-se como descritiva com uma abordagem qualiquantitativa. Quanto ao método, utilizou-se o estudo de caso. Para o embasamento do planejamento empresarial foi realizada uma pesquisa de mercado que possibilitou a coleta de informações financeiras e mercadológicas da região, além de identificar os concorrentes, fornecedores e os potenciais consumidores. O Plano de Negócios foi formado pelas seguintes etapas: sumário executivo, apresentação da empresa, planejamento estratégico, plano de marketing, plano operacional e o plano financeiro. Com os resultados obtidos, foi possível concluir que o estudo atingiu os objetivos gerais e específicos, pois, segundo o Plano de Negócios, a empresa mostrou-se viável, com uma lucratividade de 22,62%, rentabilidade de 96,72% e com um prazo de retorno de investimento em um período de aproximadamente um ano e um mês.  

Abstract

The present work aims to verify the feasibility of opening a bag and accessories store in the city of Maceió-AL, through the elaboration of a business plan for the next three years. It is worth remembering that the store already exists, informally, with online sales. As an aid tool, the Business Plan is used, which in addition to allowing the prior detailing of the company, also allows knowing the possible undertakings and adopting the best strategies so that it is possible to achieve success. As for the methodology used, the research was characterized as descriptive with a quali-quantitative approach. As for the method, the case study was used. In order to base the business planning, a market survey was carried out that enabled the collection of financial and market information in the region, in addition to identifying competitors, suppliers and potential consumers. The Business Plan was formed by the following steps: executive summary, company presentation, strategic planning, marketing plan, operational plan and financial plan. With the results obtained, it was possible to conclude that the study achieved the general and specific objectives, since, according to the Business Plan, the company proved to be viable, with a profitability of 22.62%, profitability of 96.72% and with a payback period of approximately one year and one month.

Orientador(a)
Ma. Gomes, Susane de Farias.
Banca Examinadora
Dr.ª Almeida, Glaucia Regina de Oliveira.
Me. Silva, Nehemias Anastácio Santos da.
Palavras-chave
Plano de negócios.
Empreendedorismo.
Planejamento.
Plano Financeiro.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
3.00.00.00-9 Engenharias.
Visualizações
99
Observações


Não foi possível exibir o PDF