Proposta de planejamento empresarial para uma loja de bolsas e acessórios em Maceió-AL.
Proposta de planejamento empresarial para uma loja de bolsas e acessórios em Maceió-AL.
<marianaaraujoufal@gmail.com>
O presente trabalho tem como finalidade verificar a viabilidade da abertura de uma loja de
bolsas e acessórios na cidade de Maceió-AL, através da elaboração de um planejamento
empresarial para os próximos três anos. Vale lembrar, que a loja já existe, informalmente,
com vendas online. Como ferramenta de auxílio utilizou-se o Plano de Negócios, que além de
permitir o detalhamento prévio da empresa, também permite conhecer os possíveis riscos e
adotar as melhores estratégias para que seja possível alcançar o sucesso. Quanto à
metodologia utilizada, a pesquisa caracterizou-se como descritiva com uma abordagem qualiquantitativa. Quanto ao método, utilizou-se o estudo de caso. Para o embasamento do
planejamento empresarial foi realizada uma pesquisa de mercado que possibilitou a coleta de
informações financeiras e mercadológicas da região, além de identificar os concorrentes,
fornecedores e os potenciais consumidores. O Plano de Negócios foi formado pelas seguintes
etapas: sumário executivo, apresentação da empresa, planejamento estratégico, plano de
marketing, plano operacional e o plano financeiro. Com os resultados obtidos, foi possível
concluir que o estudo atingiu os objetivos gerais e específicos, pois, segundo o Plano de
Negócios, a empresa mostrou-se viável, com uma lucratividade de 22,62%, rentabilidade de
96,72% e com um prazo de retorno de investimento em um período de aproximadamente um
ano e um mês.
The present work aims to verify the feasibility of opening a bag and accessories store in the city of Maceió-AL, through the elaboration of a business plan for the next three years. It is worth remembering that the store already exists, informally, with online sales. As an aid tool, the Business Plan is used, which in addition to allowing the prior detailing of the company, also allows knowing the possible undertakings and adopting the best strategies so that it is possible to achieve success. As for the methodology used, the research was characterized as descriptive with a quali-quantitative approach. As for the method, the case study was used. In order to base the business planning, a market survey was carried out that enabled the collection of financial and market information in the region, in addition to identifying competitors, suppliers and potential consumers. The Business Plan was formed by the following steps: executive summary, company presentation, strategic planning, marketing plan, operational plan and financial plan. With the results obtained, it was possible to conclude that the study achieved the general and specific objectives, since, according to the Business Plan, the company proved to be viable, with a profitability of 22.62%, profitability of 96.72% and with a payback period of approximately one year and one month.
Me. Silva, Nehemias Anastácio Santos da.
Empreendedorismo.
Planejamento.
Plano Financeiro.