Dimensão textual e sinais de pontuação: um estudo de intenção argumentativa

Dimensão textual e sinais de pontuação: um estudo de intenção argumentativa

Autor(a)
Silva, Cleydson Marcone Salgueiro da.
<marconesalgueiro15@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
27/07/2023
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
43
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho é resultado de um estudo das perspectivas de usos dos sinais de pontuação – relacionadas a aspectos prosódicos, estruturais e discursivos -, focando, no entanto, as observações na intenção argumentativa para o uso desses sinais. Ou seja, investiga os efeitos discursivo-argumentativos manifestados pela utilização da pontuação na composição do texto escrito, sob a perspectiva da Linguística de Texto. Nesse sentido, entendendo que “a pontuação se situa do lado da escrita e da leitura” (DAHLET, 2006), buscou-se, primeiro, compreender as noções de texto (oral e escrito), tendo como base as indicações de Antunes (2009), Marcuschi (2010) e Ong (1998), para então observar a pontuação, entendida a partir do que preconiza Dahlet (2006) e Puzzo e Kozma (2014). Metodologicamente, esta pesquisa assume uma abordagem qualitativa para a análise dos dados, haja vista ter por norte a qualidade e não, simplesmente, a sua quantificação. Constitui-se, dessa forma, um corpus com textos autênticos e de circulação nacional, extraídos de sites, resultando em uma seleção de quatro textos de três diferentes gêneros, e um fragmento de texto teórico. Para as análises, determinaram-se três critérios para a observação da intenção argumentativa no uso da pontuação, sendo eles (1) presença ou ausência, (2) local de ocorrência e (3) tipo/nível do sinal utilizado. A partir desses critérios, pode-se afirmar que pontuar um texto exige conhecimentos complementares aos relacionados à sua estrutura (aspectos sintáticos e semânticos) e ao fator prosódico, conhecimentos esses relacionados ao plano discursivo. Assim sendo, evidenciou-se, aqui, que o ato de pontuar, por si só, transpassa a ideia de estrutura, para assumir, também, a perspectiva da intencionalidade argumentativa de quem escreve, tendo sempre em vista o seu leitor.

Abstract

This work is the result of a study about the perspectives of the use of punctuation marks - related to prosodic, structural, and discursive aspects - focusing, however, the observations on the argumentative intention for the use of these signs, that is, investigating the discursive perspective-argumentative as an indicator for the use of punctuation in the composition of the written text. In this sense, understanding that “punctuation is on the side of writing and reading” (DAHLET, 2006), we first sought to understand the notions of text (oral and written) based on authors such as Antunes (2009), Marcuschi (2010) and Ong (1998), and then observe the score, understood from what Dahlet (2006) and Puzzo and Kozma (2014) recommends. Methodologically, this research assumes a qualitative approach to data analysis, considering the quality and not simply quantification. In this way, a corpus is constituted with authentic texts of national circulation, extracted from websites, resulting in a selection of four texts from three different genres, and a fragment of theoretical text. For the analyses, three criteria were determined for observing the argumentative intention in the use of punctuation, namely (1) presence or absence, (2) place of occurrence, and (3) type/level of signal used. Based on these criteria, it can be stated that scoring a text requires knowledge that is complementary to that related to the structure of the text (syntactic and semantic aspects) and the prosodic factor, knowledge related to the discursive plan. Therefore, it became evident here that the act of punctuating goes beyond the idea of structure to assume also the perspective of the argumentative intentionality of the one who writes, always having the reader in mind.

Orientador(a)
Dr. Silva, Elias André da.
Banca Examinadora
Dr. Melo, Deywid Wagner de.
Dr. Marques, Marcelo Ferreira.
Palavras-chave
Linguística e línguas.
Pontuação.
Intenção argumentativa.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
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