Práticas pedagógicas no ensino de química na Escola de Tempo Integral Professora Izaura Antônia de Lisboa
Práticas pedagógicas no ensino de química na Escola de Tempo Integral Professora Izaura Antônia de Lisboa
<greicy.nascimento@arapiraca.ufal.br>
O presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida na Escola Professora Izaura Antônia de Lisboa- EPIAL, localizada no município de Arapiraca-Alagoas. Surgiu a partir das inquietações desta autora ao participar do Programa Residência Pedagógica na referida instituição. Através de uma abordagem qualitativa aproximada com a fenomenologia, busquei compreender quais as principais práticas pedagógicas utilizadas no ensino de química pós Pandemia. Fui tecendo a pesquisa descrevendo os momentos vivenciados durante a Residência Pedagógica, em seguida fiz um breve relato sobre a pandemia de Covid 19, assim descrevo as práticas adotas durante o período e o uso das tecnologias como ferramenta pedagógica para o ensino de química. Com a intenção de me aprofundar nas inquietações que regem essa pesquisa, fui em busca de dissertações e/ou artigos publicados no Catálogos de teses e dissertações e nas revistas Química Nova na Escola, fomentando assim minha pesquisa. Em seguida passei a observar as aulas na escola e elaborei questionários para alunos e professores dos quais os resultados foram apresentados durante a pesquisa. A partir das inquietações e resultados obtidos durante a pesquisa, tornou-se claro que as práticas pedagógicas que estavam sendo utilizadas durante a pandemia, e a utilização da tecnologia como ferramenta pedagógica, não funcionaram, tornando-se inoperante logo após o retorno das aulas presenciais. O que me leva a compreender a importância e a necessidade constante de se criar práticas pedagógicas que acompanhem as mudanças da sociedade, com o intuito de ter melhores resultados no aprendizado dos alunos.
This work presents research developed at Escola Professora Izaura Antônia de Lisboa- EPIAL, located in the municipality of Arapiraca-Alagoas. It arose from the concerns of this author when participating in the Pedagogical Residency Program at that institution. Through a qualitative approach similar to phenomenology, I sought to understand the main pedagogical practices used in teaching chemistry after the Pandemic. I carried out the research describing the moments experienced during the Pedagogical Residency, then I made a brief report on the Covid 19 pandemic, thus describing the practices adopted during the period and the use of technologies as a pedagogical tool for teaching chemistry. With the intention of delving deeper into the concerns that govern this research, I went in search of dissertations and/or articles published in the Catalogs of theses and dissertations and in the magazines Química Nova na Escola, thus promoting my research. I then began to observe classes at the school and prepared questionnaires for students and teachers from which the results were presented during the research. Based on the concerns and results obtained during the research, it became clear that the pedagogical practices that were being used during the pandemic, and the use of technology as a pedagogical tool, did not work, becoming inoperative shortly after the return of in-person classes. Which leads me to understand the importance and constant need to create pedagogical practices that keep up with changes in society, with the aim of achieving better results in student learning.
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Práticas pedagógicas.
Prática de ensino.
COVID-19, Pandemia de, 2020 -.