Percepção ambiental por docentes da Educação infantil e anos iniciais de três escolas da zona rural de Feira Grande, Alagoas
Percepção ambiental por docentes da Educação infantil e anos iniciais de três escolas da zona rural de Feira Grande, Alagoas
<girlane.santos@arapiraca.ufal.br>
A grave crise ambiental que assola a humanidade tem sido debatida ao longo da história. Considerando que a Educação Ambiental busca despertar nos cidadãos e cidadãs no empenho na busca de soluções e alternativas para os problemas ambientais. Faz-se necessário conhecer a percepção dos docentes sobre a abordagem da Educação Ambiental, uma vez que, se trata de um tema transversal a ser trabalhado no ambiente escolar pelo docente de forma interdisciplinar e contextualizado com as pautas da atualidade. Desta forma, frente ao que está disposto nos PCNs, sobre a obrigação da Educação Ambiental ser abordada em sala de aula de forma interdisciplinar, surgiu a hipótese de que os professores das escolas, tanto na zona urbana como na zona rural, abordam a temática Educação Ambiental de forma interdisciplinar. O trabalho teve como objetivos, conhecer o perfil e a percepção ambiental dos professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em três escolas rurais de Feira Grande, Alagoas e analisar se os professores relacionavam a Educação Ambiental junto ao conteúdo trabalhado em sala de aula. A pesquisa foi realizada com professores dos anos iniciais e educação infantil, por meio de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. Teve caráter descritivo quantitativo, e os dados organizados e apresentados em forma de texto, bem como em tabelas e gráficos elaborados no Microsoft Excel®. As respostas foram descritas e analisadas, para formulação dos resultados, os quais mostraram que todos os professores possuem formação em pedagogia, 66,6% dos docentes apresentaram tempo de ensino entre cinco e 10 anos, e mais da metade apresentando especialização em alguma área. Sobre a forma usada para realizar atividades de Educação Ambiental, 55,5% dos docentes relataram desenvolvê-las através dos componentes curriculares, e 77,7% responderam relacionar o conteúdo das aulas com temas em Educação Ambiental. Os resultados permitiram concluir, a partir das análises e comparações das respostas, que os docentes possuíam percepção ambiental sobre a Educação Ambiental, no entanto, foi possível perceber uma abordagem ainda tímida da Educação Ambiental de maneira interdisciplinar, sendo perceptível a necessidade de uma preparação dos docentes, para abordar a Educação Ambiental de forma mais efetiva de maneira interdisciplinar e transversal. Desta forma, este trabalho poderá contribuir para o desenvolvimento de um projeto interventivo, por meio de cursos, com metodologias que auxiliam os docentes a abordar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar.
The severe environmental crisis affecting humanity has been a subject of debate throughout history. Considering that Environmental Education aims to awaken citizens' commitment to seeking solutions and alternatives to environmental problems, it is necessary to understand educators' perception of the approach to Environmental Education. This is because it is a cross-cutting theme to be addressed in the school environment by educators in an interdisciplinary and contextually relevant manner in line with current issues. Thus, in light of what is stipulated in the National Curriculum Parameters (PCNs) regarding the obligation of Environmental Education to be approached in the classroom in an interdisciplinary manner, the hypothesis arose that teachers in both urban and rural schools address the topic of Environmental Education in an interdisciplinary manner. The objectives of this study were to understand the profile and environmental perception of teachers in early childhood education and the early years of elementary education in three rural schools in Feira Grande, Alagoas, and to analyze whether teachers related Environmental Education to the content taught in the classroom. The research was conducted with teachers of the early years and early childhood education using a questionnaire with both objective and subjective questions. It had a quantitative descriptive nature, and the data were organized and presented in textual form as well as in tables and graphs created in Microsoft Excel®. The responses were described and analyzed to formulate the results.The results showed that all teachers had a background in pedagogy, with 66.6% having between five and 10 years of teaching experience, and more than half having specialized in some area. Regarding the methods used to carry out Environmental Education activities, 55.5% of teachers reported integrating them into the curriculum components, and 77.7% stated that they related the content of their lessons to Environmental Education topics. The results led to the conclusion that the teachers had environmental awareness regarding Environmental Education. However, it was possible to observe a somewhat limited interdisciplinary approach to Environmental Education, indicating the existence of gaps that need to be addressed. Thus, this study can contribute to the development of an intervention project through courses with methodologies that assist educators in addressing Environmental Education in an interdisciplinary manner.
Ma. Silva, Merieli Araújo do Carmo.
Meio ambiente - Estudo e ensino.
Professores - Ensino.