Expropriação das diferenças na escola: cruzando patologização, medicalização e práticas de ensino docente

Expropriação das diferenças na escola: cruzando patologização, medicalização e práticas de ensino docente

Autor(a)
Silva, Dilma Carmem Costa e.
<dilmacarmem2@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
04/10/2023
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
202
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este estudo tem como título "Expropriação das Diferenças na Escola: Cruzando Patologização, Medicalização e Práticas de Ensino Docente". Destarte, esta pesquisa busca responder à seguinte questão: quais os cruzamentos entre práticas de ensino docente e os fenômenos da patologização e medicalização na escola? E objetiva compreender o fenômeno da patologização e medicalização na escola e suas intersecções com as práticas de ensino docente. Sua pertinência advém da elucidação dos fenômenos da patologização e da medicalização na escola, através da identificação de alguns mecanismos que os produzem, assim como pela possibilidade de compreensão das formas que a medicalização e a patologização se manifestam no cotidiano escolar, afetando a vida e o processo de escolarização dos estudantes. Fundamentado na Psicologia Histórico-cultural, o estudo se desenvolveu com base em uma pesquisa de campo, com método qualitativo, ocorrendo em uma escola pública municipal do estado de Alagoas. Para sua efetivação, utilizamos como instrumentos de recolha de dados, a entrevista semiestruturada com 02 estudantes participantes da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), bem como com seus responsáveis. Além disso, realizamos um encontro do grupo focal, composto por 06 professores (as), sendo, 02 professoras da SRM. Com esse grupo de docentes, utilizamos também a entrevista semiestruturada individual. Ainda, trabalhamos com análise dos seguintes documentos: cópias de parte do diário de classe, parecer descritivo dos estudantes participantes da pesquisa, partes do portfólio e mais alguns documentos de uso das professoras de SRM. As informações produzidas foram analisadas a partir da análise de conteúdo de tipo temática. Com as análises, construímos três categorias: Percepções docentes sobre diversidade, deficiências, inclusão e família no processo de escolarização, na qual percebemos que as concepções docentes, sobre essas questões são permeadas de preconceitos e resquícios de uma formação fragmentada, incidindo diretamente na condução de suas práticas. Na segunda categoria, Práticas docentes no cotidiano escolar e percepções sobre aprendizagem, identificamos várias práticas pedagógicas, de sala de aula, da sala de recursos multifuncionais, que implementam e são implementadas pelo viés da medicalização e da patologização e desembocam no percurso educativo dos estudantes. Na terceira categoria, Caminhos da patologização e medicalização no cotidiano escolar, analisamos a centralidade do laudo/diagnóstico médico, que aparece como imprescindível para o trabalho pedagógico do professor, bem como as percepções patologizadas sobre as diferenças do processo de aprendizagem dos estudantes, que levam ao ingresso na educação especial e questões da organização das dinâmicas escolares, que reforçam o processo de medicalização e patologização. As análises revelaram como diversas práticas pedagógicas conduzem os estudantes a processo de patologização e consequentemente, à medicalização na escola, contribuindo para a precarização da sua escolarização e manutenção do binômio exclusão/inclusão.

Abstract

This study is entitled "Expropriation of Diversity at School: Crossing Pathologization, Medicalization and Teaching Practices". Therefore, this research seeks to answer the following question: what are the intersections between teaching practices and the phenomena of pathologization and medicalization at school? It aims to understand the phenomenon of pathologization and medicalization at school and its intersections with teaching practices. Its relevance comes from the elucidation of the phenomena of pathologization and medicalization at school, through the identification of some mechanisms that produce them, as well as the possibility of understanding the ways in which medicalization and pathologization manifest themselves in everyday school life, affecting life and students’ schooling process. Based on Historical-cultural Psychology, the study was developed based on field research, with a qualitative method, taking place in a municipal public school in the state of Alagoas. To carry it out, we used semi-structured interviews with 02 students participating in the Multifunctional Resources Room (SRM), as well as their guardians, as data collection instruments. In addition, we held a focus group meeting, composed of 06 teachers, 02 of whom were teachers from SRM. With this group of teachers, we also used individual semi-structured interviews. Furthermore, we worked with the analysis of the following documents: copies of part of the class diary, descriptive opinion of the students participating in the research, parts of the portfolio and some other documents used by the SRM teachers. The information produced was analyzed using thematic content analysis. With the analyses, we constructed three categories: Teachers' perceptions about diversity, deficiencies, inclusion and family in the schooling process, in which we realized that teachers' conceptions on these issues are permeated with prejudices and remnants of a fragmented training, directly affecting the conduct of their practices. In the second category, Teaching practices in everyday school life and perceptions about learning, we identified several pedagogical practices, in the classroom, in the multifunctional resource room, which implement and are implemented through the bias of medicalization and pathologization and lead to the students' educational path. In the third category, Paths of pathologization and medicalization in everyday school life, we analyze the centrality of the medical report/diagnosis, which appears as essential for the teacher's pedagogical work, as well as the pathologized perceptions about the differences in the students' learning process, which lead to entry into special education and issues regarding the organization of school dynamics, which reinforce the process of medicalization and pathologization. The analyzes revealed how various pedagogical practices lead students to a process of pathologization and, consequently, to medicalization at school, contributing to the precariousness of their schooling and the maintenance of the exclusion/inclusion binomial.

Orientador(a)
Dr.ª Nóbrega, Danielle Oliveira da.
Banca Examinadora
Dr. Carmo, Bruno Cleiton Macedo do.
Dr.ª Ribeiro, Cynara Teixeira.
Palavras-chave
Psicologia histórico-cultural.
Práticas pedagógicas.
Medicalização.
Patologização.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
413
Observações


Não foi possível exibir o PDF