Estudos sobre evasão acadêmica em cursos de licenciatura a partir do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) entre 2011 e 2021

Estudos sobre evasão acadêmica em cursos de licenciatura a partir do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) entre 2011 e 2021    

Autor(a)
Santos, Alex Junio Nascimento dos.
<alex.santos@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
28/11/2023
Curso/Outros
Química
Número de folhas
35
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho configura-se como uma revisão de literatura acerca da evasão e permanência acadêmica em cursos de licenciatura a partir do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos de 2011 e 2021. A metodologia foi de caráter qualitativo e quantitativo e envolve a busca de trabalhos a partir de descritores evasão e permanência. Foram identificados 13 trabalhos que foram analisados com base em indicadores de produção (título, estado, região, IES (Instituição de Ensino Superior) dos Autores, ano, área de conhecimento, lócus), assim como no conteúdo. Os resultados demonstram que a temática vem sendo presente nos eventos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, mas com pouca representatividade. A leitura dos textos e sua análise qualitativa possibilitou identificar diversos fatores que contribuem para permanência de estudantes nos cursos e a motivação que leva os estudantes a evadirem e análise quantitativa possibilitou identificar quantidade de trabalhos produzido por anos e regiões entre outros fatores. Esses fatores são adversos o que contribui para a complexidade da temática. Dentre eles podem ser destacados: características do curso, falta de preparo didático-pedagógico docente, baixa atratividade das licenciaturas, pouco interesse pelas ciências, dificuldade acadêmica.

Abstract

The present work is configured as a literature review about evasion and academic retention in undergraduate courses based on the National Meeting of Research in Science Education between the years 2011 and 2021. The methodology was qualitative and quantitative in nature and involves the search for jobs based on evasion and permanence descriptors. 13 works were identified and analyzed based on production indicators (title, state, region, IES (Higher Education Institution) of the Authors, year, area of knowledge, locus), as well as content. The results demonstrate that the theme has been present in the events of the National Meeting of Research in Science Education, but with little representation. Reading the texts and their qualitative analysis made it possible to identify several factors that contribute to students remaining in courses and the motivation that leads students to drop out and quantitative analysis made it possible to identify the amount of work produced by years and regions, among other factors. These factors are diverse, which contributes to the complexity of the topic. Among them, the following can be highlighted: characteristics of the course, lack of didactic-pedagogical preparation of teachers, low attractiveness of degrees, little interest in science, academic difficulties.

Orientador(a)
Dr. Francisco Júnior, Wilmo Ernesto.
Banca Examinadora
Me. Pereira, Bruno Michael da Silva.
Me. Santos, Edjames Alves.
Palavras-chave
Estudantes.
Evasão escolar.
Evasão universitária.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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