A importância do estágio supervisionado na formação de professores de educação física: uma experiência com o conteúdo de lutas no Ensino médio
A importância do estágio supervisionado na formação de professores de educação física: uma experiência com o conteúdo de lutas no Ensino médio
<rafaelvalentimufal@gamial.com>
Este ensaio analisa a importância do estágio supervisionado na formação de professores de educação física na Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca (UFAL-Arapiraca). O estágio é essencial para que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, aprimorando suas habilidades didáticas, de relacionamento interpessoal e de gestão de sala de aula. Durante o estágio, a Cultura Corporal, abrangendo atividades como jogos, danças, lutas, ginástica e esportes, foi explorada, com ênfase nas lutas. As lutas, ao longo da história, evoluíram de uma luta pela sobrevivência para práticas esportivas e de lazer, sendo um elemento importante dessa cultura corporal. O estágio supervisionado IV foi realizado em uma escola estadual de educação básica em Arapiraca, Alagoas, durante os meses de maio a agosto de 2019, envolvendo alunos do Ensino Médio. Apesar de desafios como a falta de material e a ausência de um local adequado para atividades, os estagiários conseguiram concluir o estágio, destacando a importância da reflexão contínua sobre o ensino- aprendizagem e o compromisso com a qualidade da educação física. A experiência proporcionou insights valiosos sobre a formação de futuros professores de educação física e a complexidade desse processo.
This essay analyzes the importance of supervised internship in the high education of physical education teachers at the Federal University of Alagoas, Arapiraca campus (UFAL-Arapiraca). The internship is essential for students to put into practice the theoretical knowledge acquired throughout the course, enhancing their didactic, interpersonal, and classroom management skills. During the internship, the Physical Culture, encompassing activities such as games, dances, martial arts, gymnastics, and sports, was explored, with an emphasis on martial arts. Martial arts have evolved throughout history from a fight for survival to sports and leisure activities, being an important element of this physical culture. Supervised Internship IV took place in a state basic education school in Arapiraca, Alagoas, from May to August 2019, involving high school students. Despite challenges such as the lack of materials and the absence of a suitable location for activities, the interns managed to complete the internship, highlighting the importance of continuous reflection on teaching and learning and a commitment to the quality of physical education. The experience provided valuable insights into the education of future physical education teachers and the complexity of this process.
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Estágio supervisionado.
Cultura corporal.
Luta (Esporte).
Educação física (Ensino médio).