Formação docente: uma reflexão acerca do PIBID no curso de Pedagogia

Formação docente: uma reflexão acerca do PIBID no curso de Pedagogia

Autor(a)
Silva, Paulo Vieira da.
<paulo.vieira@cedu.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
24/10/2023
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
28
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

 O presente artigo trata da formação inicial de professores e apresenta um relato de experiência vivenciado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A participação no programa ocorreu através da ação interdisciplinar Raízes Indígenas Alagoanas, que integrou o subprojeto do Pibid do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca. A ação foi desenvolvida em uma Escola Pública Municipal de Arapiraca, no período de agosto a novembro de 2018. O artigo buscou responder à seguinte questão: qual a contribuição do Pibid para a formação inicial de professores? O objetivo geral foi analisar as contribuições do Pibid na formação inicial de professores. Os específicos foram: tratar da formação docente e da relação entre teoria e prática, apresentar a importância do Pibid na formação inicial de professores e refletir sobre as ações do Pibid. Buscou-se realizar uma reflexão acerca da contribuição do Pibid na formação inicial docente, especialmente no curso de Pedagogia. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e a partir de três intervenções realizadas na escola. Os resultados deste ensaio evidenciam as contribuições do Pibid na formação inicial de professores, ao proporcionar uma aproximação dos licenciandos do cotidiano da Educação Básica, a interação entre universidade e escola e a possibilidade de os formandos exercerem ações pedagógicas por meio das propostas desenvolvidas durante a intervenção direta em sala de aula. Com isso, assevera-se que o Pibid confere um espaço de reflexão da formação docente e a construção de saberes e fazeres docentes que são próprios do cotidiano escolar. Desse modo, afirma-se a importância do Programa para a consolidação da formação inicial de professores.

Abstract

 This article deals with the initial training of teachers and presents a report of an experience lived in the Institutional Program of Scholarship for Initiation to Teaching (Pibid). Participation in the program took place through the interdisciplinary action Indigenous Roots of Alagoas, which was part of the Pibid subproject of the Pedagogy Course of the Federal University of Alagoas/Arapiraca Campus. The action was developed in a Municipal Public School in Arapiraca, from August to November 2018. The article sought to answer the following question: what is Pibid's contribution to initial teacher training? The general objective was to analyze the contributions of Pibid in the initial training of teachers. The specific ones were: to deal with teacher training and the relationship between theory and practice, to present the importance of Pibid in the initial training of teachers and to reflect on the actions of Pibid. We sought to reflect on the contribution of Pibid in the initial teacher training, especially in the Pedagogy course. The methodology adopted was qualitative research, through bibliographic research and based on three interventions carried out at school. The results of this essay show the contributions of Pibid in the initial training of teachers, by providing an approximation of the licentiate students to the daily life of Basic Education, the interaction between university and school and the possibility for the trainees to exercise pedagogical actions through the proposals developed during the direct intervention in the classroom. Thus, it is asserted that Pibid provides a space for reflection on teacher training and the construction of teaching knowledge and practices that are typical of the school routine. Thus, the importance of the Program for the consolidation of initial teacher training is affirmed.

Orientador(a)
Dr.ª Silva, Jane Marinho da.
Banca Examinadora
Dr.ª Nomeriano, Aline Soares.
Esp. Gama, Lívia Thaysa Santos de Albuquerque.
Palavras-chave
Formação de professores .
Saberes docentes.
Universidade e escola.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
103
Observações


Não foi possível exibir o PDF