Ensino em tempos de pandemia: aula não presencial no município de Feira Grande / AL

Ensino em tempos de pandemia: aula não presencial no município de Feira Grande / AL

Autor(a)
Souza, Cristiano Alves de.
<cristiano.souza@igdema.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
13/09/2023
Curso/Outros
Geografia (EaD)
Número de folhas
56
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

No presente artigo, apresento um estudo sobre os desafios enfrentados pelo corpo docente da Escola Municipal Veridiano Soares da Silva, localizada no centro da cidade de Feira Grande – AL, durante o processo de adaptação do ensino remoto no ano de 2020. Trata-se de uma pesquisa quali-qualitativa e analítica tendo como referência o ano de 2020 e as dificuldades enfrentadas por professores diante da pandemia de COVID-19. A metodologia aplicada consistiu em levantamentos bibliográficos sobre o tema: a educação em período pandêmico e sua influência no contexto de ensino/aprendizagem. A pesquisa foi dividida em quatro etapas: revisão bibliográfica; visita a órgãos públicos do município; coleta de dados e análise dos dados. Os resultados indicam que a pandemia causou impactos negativos na aprendizagem dos alunos com a implementação do ensino não presencial, sobretudo, pelas dificuldades de acesso às tecnologias. Conclui-se que as medidas tomadas se voltaram mais para jogar o problema para o segundo plano sem qualquer preocupação com direito real à educação.

Abstract

In this article, I present a study on the challenges faced by the teaching staff of Escola Municipal Veridiano Soares da Silva, located in the center of the city of Feira Grande – AL, during the process of adapting remote teaching in 2020. qualitative and analytical research using 2020 as a reference and the difficulties faced by teachers in the face of the COVID-19 pandemic. The methodology applied consisted of bibliographical surveys on the topic: education during the pandemic period and its influence on the teaching/learning context. The research was divided into four stages: bibliographic review; visits to public bodies in the municipality; data collection and data analysis. The results indicate that the pandemic caused negative impacts on student learning with the implementation of non-face-to-face teaching, mainly due to difficulties in accessing technologies. It is concluded that the measures taken were more aimed at pushing the problem into the background without any concern for the real right to education.

Orientador(a)
Dr. Martins, Geraldo Inácio.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Gilcileide Rodrigues da .
Me. Oliveira Neto, Manoel Nascimento de .
Palavras-chave
Ensino a distância.
Isolamento social.
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
285
Observações


Não foi possível exibir o PDF