O ensino de matemática com gamificação: aplicabilidade e possibilidades no Ensino fundamental
O ensino de matemática com gamificação: aplicabilidade e possibilidades no Ensino fundamental
<maciel.oliveira@arapiraca.ufal.br>
Este estudo objetiva analisar a gamificação no Ensino de Matemática na Educação Básica, explorando como elementos de jogos, como pontuações, progressão de habilidades e missões, podem aprimorar a aprendizagem. A pesquisa, ancorada em conceitos de um teórico específico, enfoca a aplicabilidade da gamificação no ensino matemático através de uma investigação bibliográfica qualitativa. Paralelamente, são identificadas barreiras, como questões de conectividade e tecnologia, que podem impactar sua implementação eficaz. A revisão crítica das fontes, guiada pelas diretrizes do teórico Medina, onde é rigorosamente conduzida para entender suas bases teóricas e práticas. O foco central é discernir como a gamificação potencializa experiências de aprendizagem mais envolventes, incentivando a participação ativa dos alunos na compreensão de conceitos matemáticos. Ao proporcionar atividades que se assemelham a jogos, os estudantes se engajam de maneira autônoma e prazerosa, levando a uma internalização mais profunda do conteúdo. Os resultados desta pesquisa fornecerão subsídios relevantes para aprimorar as práticas pedagógicas relacionadas à gamificação no Ensino de Matemática. Além disso, este estudo visa ampliar o debate acadêmico sobre a gamificação na Educação Básica, incentivando práticas inovadoras e destacando seu potencial para tornar o aprendizado de Matemática mais atraente e eficaz na era digital.
This study aims to analyze gamification in Mathematics Education in Basic Education, exploring how game elements such as scores, skill progression, and missions can enhance learning. The research, grounded in concepts from a specific theorist, focuses on the applicability of gamification in mathematical education through a qualitative bibliographic investigation. Simultaneously, barriers are identified, such as issues related to connectivity and technology, which can impact its effective implementation. The critical review of sources, guided by the guidelines of the theorist Medina, is rigorously conducted to understand its theoretical and practical foundations. The central focus is to discern how gamification enhances more engaging learning experiences, encouraging active student participation in understanding mathematical concepts. By providing activities resembling games, students engage autonomously and joyfully, leading to a deeper internalization of the content. The results of this research will provide relevant insights to improve pedagogical practices related to gamification in Mathematics Education. Furthermore, this study aims to expand the academic discourse on gamification in Basic Education, encouraging innovative practices and highlighting its potential to make mathematics learning more attractive and effective in the digital age.
Dr. Barros, José da Silva.
Gamificação.
Análise crítica.