A importância do heterossuporte como pilar para o desenvolvimento infantil e para a construção da autoestima

A importância do heterossuporte como pilar para o desenvolvimento infantil e para a construção da autoestima

Autor(a)
Alcantara, Lívia Bezerra.
<livia.alcantara@arapiraca.ufal.br> Souza, Raylene Inês Messias de.
<raylene.souza@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
13/12/2023
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
102
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

O presente trabalho tem como foco apresentar a relação entre o heterossuporte (apoio ambiental) e a autoestima de um indivíduo (dando ênfase ao período da infância) sob a perspectiva da Gestalt-terapia, a qual foi escolhida como referencial teórico dessa pesquisa. Diante disso, o objetivo geral desse estudo foi compreender a relevância do heterossuporte de qualidade para o desenvolvimento infantil e a construção da autoestima, tendo como objetivos específicos: conceituar a autoestima e compreender como ela se desenvolve na infância; discutir a importância do heterossuporte no desenvolvimento infantil; e identificar a relação entre o heterossuporte e a autoestima nessa fase. Inicialmente, realizamos uma revisão de literatura acerca do conceito de infância ao longo dos séculos. Além disso, apresentamos uma noção do que as principiais teorias da Psicologia afirmam sobre o desenvolvimento humano, sendo elas: Psicanálise, Teoria Interacionista Cognitiva, Teoria da Aprendizagem (baseada no modelo behaviorista) e Gestalt-terapia. Em seguida, abordamos o processo de construção da autoestima no desenvolvimento infantil e entrelaçamos essas discussões com a abordagem que fundamenta esse trabalho. No que concerne aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, explicativa e bibliográfica, a qual foi realizada nos portais da CAPES e da BVS, utilizando-se três combinações de descritores: “heterossuporte e gestalt-terapia”, “autoestima e desenvolvimento infantil” e “desenvolvimento infantil e gestalt-terapia”. Em seguida, após o processo de seleção e filtragem, foram escolhidos cinco artigos para compor o material de análise, os quais foram analisados por meio do método da análise de conteúdo de Laurence Bardin, resultando em duas categorias de análise: heterossuporte, autossuporte e autoestima (composta por quatro subcategorias, sendo elas: heterossuporte; autossuporte; relação terapêutica; e construção de um senso forte de eu); e interação organismo/ambiente e autoestima (composta por duas subcategorias, sendo elas: impacto das interações sociais; e desenvolvimento saudável). Dentre os resultados obtidos, ressaltamos a importância das interações sociais para o processo de desenvolvimento infantil, evidenciando como o heterossuporte (recursos externos) contribui para a construção do autossuporte (recursos internos), e como isso afeta a constituição da autoestima de um indivíduo, pois é a partir das relações que a criança/indivíduo estabelece com o seu meio que ela apreende percepções (positivas ou negativas) sobre si mesma e o outro. Concluída essa pesquisa, salientamos o quanto um contexto facilitador, que oferte um heterossuporte de qualidade, pode fazer com que a criança/indivíduo se desenvolva de forma saudável, o que promove o fortalecimento da sua autopercepção e auxilia na forma como ela lida com as situações de sua vida.

Abstract

The present work focuses on presenting the relationship between heterosupport (environmental support) and an individual's self-esteem (emphasizing the childhood period) from the perspective of Gestalt therapy, which was chosen as the theoretical framework for this research. Therefore, the general objective of this study was to understand the relevance of quality heterosupport for child development and the construction of self-esteem, with the following specific objectives: conceptualizing self-esteem and understanding how it develops in childhood; discuss the importance of heterosupport in child development; and identify the relationship between heterosupport and self-esteem at this stage. Initially, we carried out a literature review on the concept of childhood over the centuries. Furthermore, we present a notion of what the main theories of Psychology state about human development, namely: Psychoanalysis, Cognitive Interactionist Theory, Learning Theory (based on the behaviorist model) and Gestalt therapy. Next, we address the process of building self-esteem in child development and intertwine these discussions with the approach that underpins this work. Regarding methodological aspects, this is a qualitative, explanatory, and bibliographical research, which was carried out on the CAPES and BVL portals, using three combinations of descriptors: “heterosupporte and gestalt-therapy”, “self-esteem and child development” and “child development and gestalt therapy”. Then, after the selection and filtering process, five articles were chosen to compose the analysis material, which were analyzed using Laurence Bardin's content analysis method, resulting in two categories of analysis: heterosupport, self-support and self-esteem (composed of four subcategories, namely: heterosupport; self-support; therapeutic relationship; and construction of a strong sense of self); and organism/environment interaction and self-esteem (composed of two subcategories, namely: impact of social interactions; and healthy development). Among the results obtained, we highlight the importance of social interactions for the child development process, highlighting how heterosupport (external resources) contributes to the construction of self-support (internal resources), and how this affects the constitution of an individual's self-esteem, as it is from the relationships that the child/individual establishes with their environment that they learn perceptions (positive or negative) about themselves and others. Having concluded this research, we highlight how a facilitating context, which offers quality support, can help the child/individual to develop in a healthy way, which promotes the strengthening of their self-perception and helps in the way they deal with situations of your life.

Orientador(a)
Ma. Simião, Fernanda Cristina Nunes.
Banca Examinadora
Esp. Goes, Brenda Caroline de Oliveira.
Esp. Santana, Joanir de Queiroz.
Palavras-chave
Psicologia do desenvolvimento.
Crianças - Desenvolvimento.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
870
Observações


Não foi possível exibir o PDF