A importância do heterossuporte como pilar para o desenvolvimento infantil e para a construção da autoestima
A importância do heterossuporte como pilar para o desenvolvimento infantil e para a construção da autoestima
<livia.alcantara@arapiraca.ufal.br> Souza, Raylene Inês Messias de.
<raylene.souza@arapiraca.ufal.br>
O presente trabalho tem como foco
apresentar a relação entre o heterossuporte (apoio ambiental) e a autoestima de
um indivíduo (dando ênfase ao período da infância) sob a perspectiva da
Gestalt-terapia, a qual foi escolhida como referencial teórico dessa pesquisa. Diante
disso, o objetivo geral desse estudo foi compreender a relevância do
heterossuporte de qualidade para o desenvolvimento infantil e a construção da
autoestima, tendo como objetivos específicos: conceituar a autoestima e
compreender como ela se desenvolve na infância; discutir a importância do
heterossuporte no desenvolvimento infantil; e identificar a relação entre o
heterossuporte e a autoestima nessa fase. Inicialmente, realizamos uma revisão
de literatura acerca do conceito de infância ao longo dos séculos. Além disso, apresentamos uma noção do que as principiais teorias
da Psicologia afirmam sobre o desenvolvimento humano, sendo elas: Psicanálise,
Teoria Interacionista Cognitiva, Teoria da Aprendizagem (baseada no modelo
behaviorista) e Gestalt-terapia. Em seguida, abordamos o processo de construção
da autoestima no desenvolvimento infantil e entrelaçamos essas discussões com a
abordagem que fundamenta esse trabalho. No que concerne aos aspectos
metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, explicativa e
bibliográfica, a qual foi realizada nos portais da CAPES e da BVS, utilizando-se
três combinações de descritores: “heterossuporte e gestalt-terapia”,
“autoestima e desenvolvimento infantil” e “desenvolvimento infantil e
gestalt-terapia”. Em seguida, após o processo de seleção e filtragem, foram
escolhidos cinco artigos para compor o material de análise, os quais foram
analisados por meio do método da análise de conteúdo de Laurence Bardin,
resultando em duas categorias de análise: heterossuporte, autossuporte e
autoestima (composta por quatro subcategorias, sendo elas: heterossuporte;
autossuporte; relação terapêutica; e construção de um senso forte de eu); e
interação organismo/ambiente e autoestima (composta por duas subcategorias,
sendo elas: impacto das interações sociais; e desenvolvimento saudável). Dentre
os resultados obtidos, ressaltamos a importância das interações sociais para o
processo de desenvolvimento infantil, evidenciando como o heterossuporte
(recursos externos) contribui para a construção do autossuporte (recursos
internos), e como isso afeta a constituição da autoestima de um indivíduo, pois
é a partir das relações que a criança/indivíduo estabelece com o seu meio que ela
apreende percepções (positivas ou negativas) sobre si mesma e o outro. Concluída
essa pesquisa, salientamos o quanto um contexto facilitador, que oferte um heterossuporte
de qualidade, pode fazer com que a criança/indivíduo se desenvolva de forma
saudável, o que promove o fortalecimento da sua autopercepção e auxilia na
forma como ela lida com as situações de sua vida.
The present work focuses on presenting the relationship between
heterosupport (environmental support) and an individual's self-esteem
(emphasizing the childhood period) from the perspective of Gestalt therapy,
which was chosen as the theoretical framework for this research. Therefore, the
general objective of this study was to understand the relevance of quality
heterosupport for child development and the construction of self-esteem, with
the following specific objectives: conceptualizing self-esteem and
understanding how it develops in childhood; discuss the importance of heterosupport
in child development; and identify the relationship between heterosupport and
self-esteem at this stage. Initially, we carried out a literature review on the
concept of childhood over the centuries. Furthermore, we present a notion of
what the main theories of Psychology state about human development, namely:
Psychoanalysis, Cognitive Interactionist Theory, Learning Theory (based on the
behaviorist model) and Gestalt therapy. Next, we address the process of
building self-esteem in child development and intertwine these discussions with
the approach that underpins this work. Regarding methodological aspects, this
is a qualitative, explanatory, and bibliographical research, which was carried
out on the CAPES and BVL portals, using three combinations of descriptors:
“heterosupporte and gestalt-therapy”, “self-esteem and child development” and
“child development and gestalt therapy”. Then, after the selection and
filtering process, five articles were chosen to compose the analysis material,
which were analyzed using Laurence Bardin's content analysis method, resulting
in two categories of analysis: heterosupport, self-support and self-esteem
(composed of four subcategories, namely: heterosupport; self-support;
therapeutic relationship; and construction of a strong sense of self); and
organism/environment interaction and self-esteem (composed of two
subcategories, namely: impact of social interactions; and healthy development).
Among the results obtained, we highlight the importance of social interactions
for the child development process, highlighting how heterosupport (external
resources) contributes to the construction of self-support (internal
resources), and how this affects the constitution of an individual's
self-esteem, as it is from the relationships that the child/individual
establishes with their environment that they learn perceptions (positive or
negative) about themselves and others. Having concluded this research, we
highlight how a facilitating context, which offers quality support, can help the
child/individual to develop in a healthy way, which promotes the strengthening
of their self-perception and helps in the way they deal with situations of your
life.
Esp. Santana, Joanir de Queiroz.
Crianças - Desenvolvimento.