Contração de preposições com artigos no Português Brasileiro (PB): contextos de usos e alternância de efeitos de sentido

Contração de preposições com artigos no Português Brasileiro (PB): contextos de usos e alternância de efeitos de sentido

Autor(a)
Silva, Aldo Matheus do Nascimento.
<aldo.matheus@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
16/11/2023
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
67
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Construções do tipo Está na hora do almoço começar e Está na hora de o almoço começar parecem estruturalmente semelhantes nas modalidades escrita e oral do Português Brasileiro (PB). É notável também que, a partir dessas sentenças, discussões podem ser engendradas sobre o modo como são grafadas – através da contração e não contração – e as diferenças de sentido entre elas. Nessa ótica, o objetivo dessa investigação científica é analisar ocorrências da contração de preposições com artigos definidos e indefinidos em produções autênticas escritas do PB. Com essa pesquisa, buscam-se, além da questão cerne supramencionada, localizar usos de contrações viáveis ou não de preposições com artigos definidos e indefinidos em textos autênticos escritos; identificar sentido de posse ou referência e ação decorrida em torno da contração de preposições com artigos definidos e indefinidos; verificar contextos de usos do fenômeno da contração de preposições com artigos definidos e indefinidos em textos autênticos escritos e em dados de intuição; e testar possibilidades para contração de preposições com artigos definidos e indefinidos em dados de intuição. Ademais, essa investigação, localizada na área da Morfossintaxe, é de caráter bibliográfico e possui método de abordagem qualitativo no que se refere à análise dos dados. Para a composição do corpus de análise, foram utilizados vinte e sete dados autênticos escritos, oriundos de mídias sociais (como postagens em conta comercial no Instagram e notícias em sites com visibilidade nacional) e oriundos de outras fontes (como artigo científico, livros físicos e monografia). Menciona-se ainda que esse estudo está embasado à luz de Bechara (2019), Mioto, Silva e Lopes (2018), Azeredo (2013), Câmara Jr. (2011), Farias (2005) e Brito in Mateus et al (2003). Como resultados, evidencia-se que a contração de preposições + artigos definidos e indefinidos acontecerá tanto com os efeitos de sentido posse quanto com referência, havendo opcionalidade de (não) contração em alguns contextos sem alteração nos efeitos de sentido cotejados; já a não contração, só permitirá o efeito de sentido ação decorrida. Por fim, essa pesquisa justifica-se como relevante à comunidade em geral, por abordar uma temática ainda pouco elucidada de acordo com a literatura disponível e consultada a priori; à comunidade científica (Ciência Linguística), por evidenciar uma descrição mais acurada sobre o fenômeno supracitado; e ao pesquisador, por discutir um aspecto de língua materna perceptível em diversas interações e situações sociocomunicativas.

Abstract

Constructions like It's time for lunch to begin and It's time for lunch to begin seem structurally similar in the written and oral forms of Brazilian Portuguese (BP). It is also notable that, from these sentences, discussions can be generated about the way they are spelled – through contraction and non-contraction – and the differences in meaning between them. From this perspective, the objective of this scientific investigation is to analyze occurrences of the contraction of prepositions with definite and indefinite articles in authentic written productions of BP. With this research, in addition to the core question mentioned above, we seek to locate the uses of viable or non-viable contractions of prepositions with definite and indefinite articles in authentic written texts; identify the meaning of possession or reference and the action that takes place around the contraction of prepositions with definite and indefinite articles; verify contexts of use of the phenomenon of contraction of prepositions with definite and indefinite articles in authentic written texts and in intuition data; and test possibilities for contracting prepositions with definite and indefinite articles in intuition data. Furthermore, this investigation, located in the area of Morphosyntax, is bibliographic in nature and has a qualitative approach method with regard to data analysis. To compose the analysis corpus, twenty-seven authentic written data were used, coming from social media (such as posts on a business account on Instagram and news on websites with national visibility) and from other sources (such as scientific articles, physical books and monography). It is also mentioned that this study is based on Bechara (2019), Mioto, Silva and Lopes (2018), Azeredo (2013), Câmara Jr. (2011), Farias (2005) and Brito in Mateus et al (2003). As a result, it is clear that the contraction of prepositions + definite and indefinite articles will occur both with the effects of possession and with reference, with the optionality of (non) contraction in some contexts without changing the effects of meaning compared; non-contraction, on the other hand, will only allow the effect of meaning in the action that has already taken place. Finally, this research is justified as relevant to the community in general, as it addresses a topic that has not yet been elucidated according to the available literature consulted a priori; to the scientific community (Linguistic Science), for providing a more accurate description of the aforementioned phenomenon; and to the researcher, for discussing an aspect of the mother tongue that is noticeable in different interactions and socio-communicative situations.

Orientador(a)
Dr. Silva, Elias André da.
Banca Examinadora
Dr. Melo, Deywid Wagner de.
Dr.ª Mendes, Karla Renata.
Palavras-chave
Língua portuguesa - Preposições.
Letras.
Português Brasileiro (PB).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
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