Concepções montessorianas para Educação infantil: uma discussão das ideias de criança, educação escolar, professor e Educação infantil inspiradas em Maria Montessori

Concepções montessorianas para Educação infantil: uma discussão das ideias de criança, educação escolar, professor e Educação infantil inspiradas em Maria Montessori

Autor(a)
Santos, Michelaine de Souza.
<michelaine,santos@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
26/10/2023
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
40
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho pretende apresentar e discutir algumas concepções e ideias de Maria Montessori que podem influenciar os fundamentos e princípios da Educação Infantil. Para tal, foi desenvolvido um estudo bibliográfico a partir da leitura de obras da autora, além de artigos acadêmicos e livros. Os objetivos do trabalho são discutir a concepção de criança adotada por Maria Montessori, sua concepção de educação e, a partir dela, o que se pode inferir como concepção de Educação Infantil; discutir o papel do adulto como educador profissional e apresentar como um currículo de Educação Infantil pode ser organizado dentro de uma proposta montessoriana, com destaque para organização dos espaços e dos materiais. Entre as conclusões, a reafirmação de que as ideias de Maria Montessori ainda têm muito a inspirar e contribuir para propostas curriculares e planejamento docente da Educação Infantil, bem como ser um importante elemento de formação inicial e continuada de profissionais da educação.

Abstract

This work intends to present and discuss some conceptions and ideas of Maria Montessori that can influence the foundations and principles of Early Childhood Education. To this end, a bibliographic study was developed based on reading the author's works, as well as academic articles and books. The objectives of the work are to discuss the conception of children adopted by Maria Montessori, her conception of education and, from this, what can be inferred as the conception of Early Childhood Education; discuss the role of adults as professional educators and present how an Early Childhood Education curriculum can be organized within a Montessori proposal, with emphasis on the organization of spaces and materials. Among the conclusions, the reaffirmation that Maria Montessori's ideas still have much to inspire and contribute to curricular proposals and teaching planning in Early Childhood Education, as well as being an important element of initial and continuing training for education professionals.

Orientador(a)
Dr. Pereira, Fábio Hoffmann.
Banca Examinadora
Dr. Anjos, Cleriston Izidro dos.
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Palavras-chave
Educação.
Educação infantil.
Montessori, Maria Tecla Artemisia, 1870-1952.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
45
Observações


Não foi possível exibir o PDF