Análise de aspectos retóricas em comerciais automobilísticos

Análise de aspectos retóricas em comerciais automobilísticos

Autor(a)
Silva Júnior, José Roberto da.
<robertojr2850@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
31/05/2023
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
16
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho trata de aspectos retóricos em vídeos de comerciais automobilísticos divulgados na internet na plataforma Youtube. Tem como objetivo analisar quais aspectos retóricos são mais recorrente nesses vídeos que buscam persuadir o consumidor. Entende-se retórica, nesta pesquisa, como arte de convencer e persuadir pelo discurso (ABREU, 2004). Fundamenta-se em Abreu (2004), Ferreira (2010), Melo (2009), entre outros autores. A pesquisa é de abordagem qualitativa (PAIVA, 2019), em que não há uma hipótese prévia definida, e o que importa é o processo da pesquisa e não apenas o produto, além de outras características de uma abordagem dessa natureza. As análises indicaram que aspectos retóricos, tais quais: a tríade retórica, constituída pelos meios de persuasão ethos, logos e pathos e os lugares retóricos foram utilizados nos vídeos de comerciais automobilísticos em estudo no intuito de persuadir pessoas a comprarem ou consumirem os respectivos automóveis.

Abstract

This work deals with rhetorical aspects in automobile commercial videos published on the internet on the YouTube platform. It aims to analyze which rhetorical aspects are most recurrent in these videos that seek to persuade the consumer. Rhetoric is understood, in this research, as the art of convincing and persuading through discourse (ABREU, 2004). It is based on Abreu (2004), Ferreira (2010), Melo (2009), among other authors. The research has a qualitative approach (PAIVA, 2019), in which there is no defined prior hypothesis, and what matters is the research process and not just the product, in addition to other characteristics of an approach of this nature. The analyzes indicated that rhetorical aspects, such as: the rhetorical triad, constituted by the means of persuasion ethos, logos and pathos and the rhetorical places were used in the automotive commercial videos under study with the aim of persuading people to buy or consume the respective automobiles.

Orientador(a)
Dr. Melo, Deywid Wagner de.
Banca Examinadora
Me. Rocha, Max Silva da.
Rocha, Walderey Sting Silva da.
Palavras-chave
Retórica.
Letras.
Persuasão - Consumidor.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
Visualizações
78
Observações


Não foi possível exibir o PDF