Análise de aspectos retóricas em comerciais automobilísticos
Análise de aspectos retóricas em comerciais automobilísticos
<robertojr2850@gmail.com>
Este trabalho trata de aspectos retóricos em vídeos de comerciais automobilísticos divulgados na internet na plataforma Youtube. Tem como objetivo analisar quais aspectos retóricos são mais recorrente nesses vídeos que buscam persuadir o consumidor. Entende-se retórica, nesta pesquisa, como arte de convencer e persuadir pelo discurso (ABREU, 2004). Fundamenta-se em Abreu (2004), Ferreira (2010), Melo (2009), entre outros autores. A pesquisa é de abordagem qualitativa (PAIVA, 2019), em que não há uma hipótese prévia definida, e o que importa é o processo da pesquisa e não apenas o produto, além de outras características de uma abordagem dessa natureza. As análises indicaram que aspectos retóricos, tais quais: a tríade retórica, constituída pelos meios de persuasão ethos, logos e pathos e os lugares retóricos foram utilizados nos vídeos de comerciais automobilísticos em estudo no intuito de persuadir pessoas a comprarem ou consumirem os respectivos automóveis.
This work deals with rhetorical aspects in automobile commercial videos published on the internet on the YouTube platform. It aims to analyze which rhetorical aspects are most recurrent in these videos that seek to persuade the consumer. Rhetoric is understood, in this research, as the art of convincing and persuading through discourse (ABREU, 2004). It is based on Abreu (2004), Ferreira (2010), Melo (2009), among other authors. The research has a qualitative approach (PAIVA, 2019), in which there is no defined prior hypothesis, and what matters is the research process and not just the product, in addition to other characteristics of an approach of this nature. The analyzes indicated that rhetorical aspects, such as: the rhetorical triad, constituted by the means of persuasion ethos, logos and pathos and the rhetorical places were used in the automotive commercial videos under study with the aim of persuading people to buy or consume the respective automobiles.
Rocha, Walderey Sting Silva da.
Letras.
Persuasão - Consumidor.