A influência do Instagram na promoção turística: estudo de caso do digital influencer Carlinhos Maia em Penedo/AL .
A influência do Instagram na promoção turística: estudo de caso do digital influencer Carlinhos Maia em Penedo/AL .
<karine.guerra@arapiraca.ufal.br> Rocha, Sara Fonseca da.
<sara.rocha@arapiraca.ufal.br>
O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto das redes sociais do
influenciador digital Carlinhos Maia na promoção turística de sua cidade natal,
Penedo, Alagoas, e seu potencial turístico. Desse modo, o referencial teórico
contempla um breve histórico sobre a relação entre o Turismo, o destino Penedo, as
mídias, a imagem do destino turístico, de forma que sejam discutidos fundamentos
para uma metodologia científica com foco numa abordagem qualitativa. De forma
geral, o estudo demonstra como a presença online de influenciadores, como
Carlinhos Maia, pode redefinir ou não o marketing turístico, tornando as redes
sociais essenciais na escolha e promoção de destinos.
The present study aims to analyze the impact of digital influencer Carlinhos Maia's social networks on the tourist promotion of his hometown, Penedo, Alagoas, and its tourist potential. Thus, the theoretical framework includes a brief history of the relationship between Tourism, the Penedo destination, the media, the tourist destination’s image, so that the foundations of a scientific methodology focusing on a qualitative approach are discussed. In general, the study demonstrates how the online presence of influencers, such as Carlinhos Maia, may or may not redefine tourism marketing, making social networks essential in choosing and promoting destinations.
Dr.ª Lima, Renata Mayara Moreira de.
Turismo .
Carlinhos Maia.
Rede social.
Penedo.