A influência do Instagram na promoção turística: estudo de caso do digital influencer Carlinhos Maia em Penedo/AL .

A influência do Instagram na promoção turística: estudo de caso do digital influencer Carlinhos Maia em Penedo/AL .

Autor(a)
Guerra, Karine Stefânia Diógenes.
<karine.guerra@arapiraca.ufal.br> Rocha, Sara Fonseca da.
<sara.rocha@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
21/10/2023
Curso/Outros
Turismo (U.E. Penedo)
Número de folhas
36
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto das redes sociais do influenciador digital Carlinhos Maia na promoção turística de sua cidade natal, Penedo, Alagoas, e seu potencial turístico. Desse modo, o referencial teórico contempla um breve histórico sobre a relação entre o Turismo, o destino Penedo, as mídias, a imagem do destino turístico, de forma que sejam discutidos fundamentos para uma metodologia científica com foco numa abordagem qualitativa. De forma geral, o estudo demonstra como a presença online de influenciadores, como Carlinhos Maia, pode redefinir ou não o marketing turístico, tornando as redes sociais essenciais na escolha e promoção de destinos. 

Abstract

The present study aims to analyze the impact of digital influencer Carlinhos Maia's social networks on the tourist promotion of his hometown, Penedo, Alagoas, and its tourist potential. Thus, the theoretical framework includes a brief history of the relationship between Tourism, the Penedo destination, the media, the tourist destination’s image, so that the foundations of a scientific methodology focusing on a qualitative approach are discussed. In general, the study demonstrates how the online presence of influencers, such as Carlinhos Maia, may or may not redefine tourism marketing, making social networks essential in choosing and promoting destinations.

Orientador(a)
Dr. Santos, Éder Danilo Bezerra dos.
Banca Examinadora
Dr.ª Dourado, Auceia Matos.
Dr.ª Lima, Renata Mayara Moreira de.
Palavras-chave
Marketing turístico.
Turismo .
Carlinhos Maia.
Rede social.
Penedo.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Anexos
Visualizações
345
Observações


Não foi possível exibir o PDF