Aplicação do planejamento: estudo de caso em empresa de pet shop e clínica veterinária de Arapiraca - AL

Aplicação do planejamento: estudo de caso em empresa de pet shop e clínica veterinária de Arapiraca - AL

Autor(a)
Santos, Jousellainy Maria Leandro.
<jousellainy.santos@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
03/10/2023
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
53
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Diante do cenário econômico complexo em que empresas estão inseridas, as pequenas empresas familiares se destacam como uma das mais vulneráveis. O país contou com uma série de dificuldades políticas e econômicas nos últimos anos, além do contexto pandêmico que prejudicou grandemente a economia brasileira, tornando o ambiente ainda mais desafiador para os negócios. Algumas das principais dificuldades enfrentadas por essas empresas podem incluir a falta de capacitação para gerenciar o negócio, dificuldades em se manter atualizado com as tendências do mercado, falta de dinheiro para expandir o negócio, excesso de burocracia para se manter dentro da legalidade, altas taxas de impostos e taxas bancárias, concorrência acirrada, entre outras. Esse estudo foi realizado com o objetivo de analisar as práticas de planejamento estratégico de uma empresa de Arapiraca- AL. Para isso foi adotado uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, através de estudo de caso. Após a análise dos ambientes com uso da Matriz SWOT e do estudo por meio do questionário e observação, constatou-se que a gerência não possuía conhecimento ou prática de planejamento estratégico e que todas as decisões eram baseadas na experiência e em aspectos copiáveis de senso comum e de seus concorrentes. Dessa forma, foi possível analisar a mesma e perceber que apesar de estar há muito no mercado, a empresa não faz uso de forma adequada de ferramentas de gestão. 

Abstract

Faced with the complex economic scenario in which companies are inserted, small family businesses stand out as one of the most vulnerable. The country has had a series of political and encouraging difficulties in recent years, in addition to the current pandemic context that had greatly harmed the Brazilian economy, making the environment even more challenging for business. Some of the main difficulties faced by these companies may include lack of training to manage the business, difficulties in keeping up to date with market trends, lack of money to expand the business, excessive bureaucracy to keep within the legal framework, high fees taxes and bank fees, fierce competition, among others. This study was carried out with the objective of analyzing the strategic planning practices of a company in Arapiraca-AL. For this, a qualitative, descriptive research was adopted, through a case study. After analyzing the environments using the Matriz SWOT and studying through the questionnaire and observation, it was found that management did not have knowledge or practice of strategic planning and that all decisions were lived in the experience and in aspects that could be copied from common sense and from its competitors. In this way, it was possible to analyze it and realize that despite being in the market for a long time, the company does not use adequate management tools. 

Orientador(a)
Dr. David, Acúrcio Castelo.
Banca Examinadora
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Dr. Santos, Fabiano Santana dos.
Palavras-chave
Empresa familiar.
Planejamento estratégico.
Análise Swot.
Microempresas - Administração.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
145
Observações


Não foi possível exibir o PDF