O ensino por investigação e a biologia: uma atividade investigativa sobre fungos no Ensino médio

O ensino por investigação e a biologia: uma atividade investigativa sobre fungos no Ensino médio

Autor(a)
Santana, Ana Júlia Soares.
<ana.soares.icbs.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
23/11/2023
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
123
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta dissertação trata do Ensino por Investigação no Ensino de Biologia numa perspectiva da Alfabetização Científica (AC) e da Natureza da Ciência Biologia. O trabalho parte da problemática sobre como implementar tal abordagem no contexto da reforma do Ensino Médio, em que se destaca a relevância para a busca de formas para oportunizar um ensino de Biologia que atenda à finalidade da Alfabetização Científica diante do presente tempo histórico nas escolas públicas brasileiras. Dessa forma, o trabalho tem o objetivo geral de investigar a implementação de uma Atividade Investigativa no ensino de Biologia numa perspectiva de Alfabetização Científica em uma turma do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública de Alagoas. Em vista disso, a metodologia foi do tipo qualitativa a partir de um estudo de caso em uma turma da primeira série do Ensino Médio no componente de Laboratório de Práticas Experimentais. A coleta de dados se deu a partir da gravação e transcrição de aulas e registro dos estudantes, juntamente ao desenvolvimento de uma Atividade Investigativa sobre fungos, que foram submetidos à Análise Textual Discursiva. Os resultados foram organizados em três categorias: os elementos do Ensino por Investigação em uma Atividade Investigativa sobre fungos, em que foram discutidas as atividades-chave da Atividade Investigativa desenvolvida; os indicadores da Alfabetização Científica emergidos na implementação da Atividade Investigativa sobre fungos, apresentando os indicadores do processo; e os contributos da Abordagem Didática para a Natureza da Biologia, ressaltando a abordagem da Natureza da Ciência Biologia nas atividades propostas, que foi caracterizada pelo tempo e implicações éticas de experimentos com seres vivos. Por fim, foi possível destacar: os principais resultados relacionados às implicações da formação de professores para a utilização da abordagem, em especial em relação à gestão de turma e de tempo durante a aplicação, bem como a importância da abordagem para o surgimento dos indicadores da AC; a adequação às características da Biologia, sendo elas: metodologia para o estudo dos fungos, tempo necessário, bioética e biossegurança; além de destacar a importância do laboratório de Biologia para o desenvolvimento de atividades como a que foi proposta, resultados esses que subsidiaram considerações acerca da potencialidade do Ensino por Investigação para o ensino sobre fungos, sendo a principal delas a possibilidade de abordar os aspectos do tempo e ética da Natureza da Biologia, bem como limitações.

Abstract

This dissertation deals with Teaching by Research in the Teaching of Biology from a perspective of Scientific Literacy and the Nature of Science Biology, the work starts from the challenges and possibilities of the approach through the context of Brazilian public schools with a view to providing a teaching of Biology that meets the purpose of Scientific Literacy. Thus, the research aims to investigate the implementation of an Investigative Activity in the teaching of Biology from a perspective of Scientific Literacy in a High School class of a public school in Alagoas. In view of this, the methodology was of the qualitative type based on a case study in a class of the first year of High School in the component of Laboratory of Experimental Practices that make up the Alagoas Program of Integral Education. Data collection took place through the recording and transcription of classes and the recording of students from the development of an Investigative Activity on fungi, which were submitted to Discursive Textual Analysis. The results were organized into three categories: the elements of Teaching by Inquiry in an Investigative Activity on fungi, in which the key activities of the Investigative Activity developed were discussed; the indicators of Scientific Literacy emerged in the implementation of the Investigative Activity on fungi, presenting the indicators of the process; contributions of the Didactic Approach to the Nature of Biology, emphasizing the approach of the Nature of Science Biology in the proposed activities, which was characterized by the time and ethical implications of experiments with living beings. Finally, it was possible to highlight the main results related to the implications of teacher training for the use of the approach, especially in relation to class and time management during application, as well as the importance of the approach for the emergence of CA indicators; adequacy to the characteristics of Biology, namely: methodology for the study of fungi, time required, bioethics and biosafety; in addition to highlighting the importance of the Biology laboratory for the development of activities such as the one proposed, results that subsidized considerations about the potential of Teaching by Research for the teaching of fungi, the main one being the possibility of addressing the aspects of time and ethics of the Nature of Biology.

Orientador(a)
Dr.ª Mota, Maria Danielle Araújo.
Coorientador(a)
Dr.ª Leite, Raquel Crosara Maia.
Banca Examinadora
Dr.ª Bastos, Ana Paula Solino.
Dr.ª Roberto, Lúcia Helena Sasseron.
Dr.ª Leite, Raquel Crosara Maia.
Palavras-chave
Formação de professores .
Alfabetização científica.
Ensino por investigação.
Biologia (Ensino médio).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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