Aulas remotas no Ensino fundamental II: desafios dos professores de Ciências da natureza sobre o ensino remoto emergencial, ocasionado pela pandemia de coronavírus, em uma escola do Agreste alagoano

Aulas remotas no Ensino fundamental II: desafios dos professores de Ciências da natureza sobre o ensino remoto emergencial, ocasionado pela pandemia de coronavírus, em uma escola do Agreste alagoano

Autor(a)
Oliveira, Eryka Correia de.
<eryka.oliveira@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
26/10/2023
Curso/Outros
Ciências Biológicas
Número de folhas
52
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Em vários países do mundo inclusive no Brasil, durante o período de pandemia o isolamento social foi adotado como estratégia, para reduzir a velocidade de transmissão da COVID-19, síndrome respiratória aguda grave ocasionada pelo vírus (SARS-CoV-2). Neste período, a educação enfrentou grandes desafios, já que como consequência, as escolas foram fechadas, sendo necessário adotar novos métodos para dar continuidade ao ano letivo, com destaque para o ensino à distância, que provocou uma transformação significativa na forma como os alunos e professores interagem. O presente estudo teve o objetivo de identificar os desafios enfrentados pelos professores que lecionavam a disciplina Ciências da Natureza (Ensino Fundamental II) em uma escola municipal localizada no Agreste Alagoano; e conhecer as estratégias pedagógicas utilizadas por eles, para superar os desafios das aulas remotas durante o ensino emergencial imposto pela pandemia da COVID-19. A pesquisa foi realizada durante o período de setembro e outubro de 2021. A amostra foi composta por três docentes que lecionam a disciplina Ciências da Natureza. Utilizou-se, o método, de estudo descritivo e qualitativo. Para coleta dos dados foi aplicado um questionário semiestruturado, que foi aplicado de forma “on-line”. A divulgação da pesquisa ocorreu através de convites que foram enviados pelo aplicativo de mensagens instantâneas (WhatsApp). Para uma análise mais aprofundada e com o intuito de compreender o ponto de vista de cada professor entrevistado, foram criadas tabelas no Word, organizadas de acordo com os objetivos da pesquisa. Para análise e interpretação dos dados, foram utilizadas pesquisas bibliográficas, sobre o tema em questão, artigos científicos, trabalho de conclusão de curso e documentos legais relacionados ao ensino. A análise dos dados da pesquisa ressaltou a necessidade de desenvolver projetos e ações destinados a aprimorar a inclusão dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visando ampliar significativamente seu acesso aos recursos educacionais. Os resultados destacaram diversos obstáculos, que abrangeram desde a carência de recursos financeiros até a inadequação de dispositivos tecnológicos e as restrições no acesso à internet.

Abstract

In various countries worldwide, including Brazil, social isolation was adopted as a strategy during the pandemic to reduce the transmission speed of COVID-19, a severe acute respiratory syndrome caused by the virus (SARS-CoV-2). During this period, education faced significant challenges, as schools were closed, necessitating the adoption of new methods to continue the academic year. Notably, distance learning emerged as a prominent method, leading to a significant transformation in how students and teachers interact. The present study aimed to identify the challenges faced by teachers instructing the Natural Sciences discipline (Middle School) in a municipal school located in the Agreste Alagoano region. Additionally, the study sought to understand the pedagogical strategies employed by these teachers to overcome the challenges of remote classes during the emergency education imposed by the COVID- 19 pandemic. The research was conducted in September and October 2021, with a sample comprising three teachers of Natural Sciences. A descriptive and qualitative research method was employed. Data collection involved the use of a semi-structured questionnaire administered online. The research was disseminated through invitations sent via instant messaging applications (WhatsApp). For a comprehensive analysis and to understand the perspective of each interviewed teacher, tables were created in Word, organized according to the research objectives. Bibliographic research, scientific articles, thesis papers, and legal documents related to education were used for data analysis and interpretation. The research data analysis highlighted the need to develop projects and actions aimed at enhancing the inclusion of students in socio-economic vulnerability, intending to significantly expand their access to educational resources. The results underscored various obstacles, ranging from a lack of financial resources to the inadequacy of technological devices and restrictions on internet access.

Orientador(a)
Dr.ª Baltar, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo.
Banca Examinadora
Dr.ª Machado, Maria Aliete Bezerra Lima.
Ma. Farias, Maria Betânia Monteiro de.
Palavras-chave
Ensino auxiliado por computador.
Ensino remoto.
COVID-19, Pandemia de, 2020-2023.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
2.00.00.00-6 Ciências biológicas.
Visualizações
248
Observações


Não foi possível exibir o PDF