As potencialidades das histórias em quadrinhos na perspectiva freireana para a promoção da alfabetização científica

As potencialidades das histórias em quadrinhos na perspectiva freireana para a promoção da alfabetização científica

Autor(a)
Santos, Adna Juliana dos.
<adnajulianassilva@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
25/09/2023
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
113
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar o processo de elaboração de atividades didático-pedagógicas que envolvam Histórias em Quadrinhos voltadas para alfabetização científica, e organizadas segundo a perspectiva freiriana. O intuito desta pesquisa é contribuir com a alfabetização científica de crianças, resgatando a identidade da comunidade escolar investigada, auxiliando, assim, na interpretação e leitura de mundo a respeito de situações problemáticas vivenciadas por elas. Metodologicamente, a pesquisa está organizada em duas etapas: a primeira de caráter teórico, em que foi possível realizar uma revisão sistemática sobre o que os pesquisadores têm investigado sobre a temática alfabetização científica, HQs na perspectiva freireana nos últimos dez anos (2011-2021). Assim, como também foi possível realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso das Histórias em Quadrinhos na alfabetização científica segundo a perspectiva freireana. A segunda parte da pesquisa é de caráter empírico, em que foi possível construir atividades utilizando HQs a partir de um Tema Gerador obtido por meio da análise da realidade da comunidade escolar e local. A construção dessas atividades ocorreu no âmbito de um curso formativo remoto realizado com professores da educação básica de uma escola municipal do campo, localizada na cidade de Delmiro Gouveia-AL. Dentre os resultados, foi possível constatar que são poucos os estudos na área de ensino de ciências que tem trabalhado com o uso de HQs na perspectiva Freiriana. No entanto, os poucos estudos encontrados serviram de base para a elaboração das atividades pedagógicas que envolvessem o uso de HQs na perspectiva freireana, evidenciando assim a potencialidade dessa estratégia de ensino para a promoção da alfabetização científica. 

Abstract

The present study aims to investigate the contributions of comics (comics) as tools to enhance scientific literacy in a Freirean perspective. From this, the objective is to help elementary school educators, from a public school located in the hinterland of Alagoas, with the elaboration of teaching activities that involve the textual genre comics (comics), taking into account the dynamics of the three moments (3MPs) based on Freire's principles. The purpose of this research is to contribute to the scientific literacy of children, rescuing the identity of the investigated school community, thus helping in the interpretation and reading of the world of human beings regarding problematic situations experienced by them. Methodologically, the research is organized in two stages: the first is of a theoretical nature, in which it was possible to carry out a systematic review of what researchers have investigated on the subject of scientific literacy, comics from the Freirean perspective in the last ten years 2011-2021. Thus, it was also possible to carry out a bibliographical review on science teaching from the Freirean perspective. The second part of the research is of an empirical nature, in which it was possible to build ludic activities using comics from a Generator Theme obtained from the analysis of the reality of the school and local community. The construction of these activities took place within the scope of a remote training course carried out with basic education teachers from a municipal school in the countryside, located in the city of Delmiro Gouveia-AL. Among the results, it was possible to verify that there are few studies in the area of science teaching that have worked with the use of comics in the Freirian perspective. However, the few studies found served as a basis for the development of pedagogical activities involving the use of comics. To date, the activities developed have not been implemented with the school's children. 

Orientador(a)
Dr.ª Bastos, Ana Paula Solino.
Coorientador(a)
Dr.ª Mota, Maria Danielle Araújo.
Banca Examinadora
Dr. Araújo, Adelmo Fernandes.
Dr.ª Leite, Raquel Crosara Maia.
Palavras-chave
História em quadrinhos.
Freire, Paulo, 1921-1997.
Alfabetização científica.
Ensino - Meios auxiliares.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
106
Observações


Não foi possível exibir o PDF