O uso do tangram como facilitador à aprendizagem de área e perímetro

O uso do tangram como facilitador à aprendizagem de área e perímetro

Autor(a)
Silva, Janicleia Pereira Muniz.
Ano de publicação
2015
Data da defesa
22/04/2015
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
51
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho apresenta o Tangram como facilitador ao estudo e aprendizagem de área e perímetro nas aulas de matemática do ensino fundamental, ou seja, mostra basicamente como esse jogo pode ajudar os alunos na compreensão desses temas. A pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida na escola municipal Tenente Coronel José Barros Paes, localizada na zona urbana da cidade de Craíbas- AL, com uma turma de alunos do 9º ano do ensino fundamental. Esse trabalho foi desenvolvido no fim do semestre de 2014 e teve a aplicação de uma sequência didática com três atividades, seguido de um questionário de acompanhamento para os alunos responderem após as atividades. Com as atividades sobre o Tangram os alunos puderam rever alguns conteúdos matemáticos e puderam aprender de uma forma mais dinâmica e sobre outras perspectivas. O objetivo principal era mostrar como o Tangram poderia desenvolver o raciocínio lógico matemático e como os alunos aprenderiam os conteúdos de área e perímetro com qualidade, além disso, as aulas se tornariam mais divertidas e proveitosas. Através da manipulação das peças, os alunos puderam calcular suas respectivas áreas através da comparação, sobreposição e composição das mesmas. Os resultados foram muito satisfatórios, pois mostraram que com este jogo os alunos demonstraram muita satisfação e não apresentaram dificuldades em relação às atividades propostas. As análises dos dados mostraram que o Tangram pode sim ajudar no aprendizado dos conteúdos matemáticos, principalmente área e perímetro, além de ser um forte aliado no desenvolvimento do raciocínio lógico.

Abstract

This paper presents the use of Tangram in mathematics classes of elementary school as a facilitator of learning materials to the area and perimeter of content, ie basically shows how this game can help students in understanding such content. To answer this question was made a research project with a class of 9th graders of elementary education at a public school in Craigavon. This work was developed in the late half of 2014 and had the use of a didactic sequence with three activities, followed by a follow-up questionnaire for students to respond after the activities. With the activities of the Tangram students could review some mathematical content and could learn in a more dynamic way and on other perspectives. The main objective was to show how Tangram could develop mathematical logical reasoning and how students learn the area and perimeter of content with more quality, moreover, classes become more fun and profitable. By manipulating the parts, the students could calculate their respective areas by comparing overlap and composition thereof. The results were very satisfactory, as they showed that with this game the students showed great satisfaction and did not present difficulties in relation to proposed activities. Data analysis showed that the Tangram can indeed improve student learning in mathematical content primarily area and perimeter as well as being a strong ally in the development of logical reasoning.

Orientador(a)
Me. Porto, José Fábio Boia.
Banca Examinadora
Dr. Barros, José da Silva.
Me. Oliveira, Ornan Filipe de Araújo.
Palavras-chave
Áreas .
Aprendizado.
Raciocínio lógico.
Tangram.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
443
Observações


Não foi possível exibir o PDF