Jogos na educação em saúde como instrumento de apoio ao Projeto Wolbito de enfrentamento às doenças causadas pelo Aedes aegypti

Jogos na educação em saúde como instrumento de apoio ao Projeto Wolbito de enfrentamento às doenças causadas pelo Aedes aegypti

Autor(a)
Barros, Belmara Coelho.
<belmara.coelho@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
16/10/2023
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
90
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

As arboviroses são denominados dessa maneira devido a parte de seu ciclo de replicação ocorrer nos insetos, tendo a potencialidade do vírus ser transmitido aos seres humanos ou outros animais através de artrópodes hematófagos. As doenças causadas pela picada do mosquito de grande relevância para a saúde pública são principalmente a dengue, chikungunya e zika. Há grandes dificuldades e desafios para enfrentamento a prevenção a estas doenças, haja vista que os motivos são diversos e difíceis de serem controlados, tais como, desmatamento, falta de saneamento básico, mudanças climáticas, dentre outros. Nesse contexto, emerge o projeto Wolbito, como alternativa aos métodos insuficientes de prevenção ao combate e que engloba a educação nesse processo. Assim, o objetivo geral desse estudo foi desenvolver jogos educativos como instrumento de apoio ao projeto “Wolbito na Escola” de enfrentamento às arboviroses. Trata-se de uma investigação de múltiplas metodologias, incluindo a revisão de literatura para construção do arcabouço teórico acerca do objeto de estudo com seleção de termos de busca específicos, considerando a centralidade de cada questão. As bases de dados/bibliotecas pesquisas foram PubMed/Medline, Medline/BVS, Lilacs, Scopus, Scielo, além do google scholar. Já na elaboração do produto pedagógico foram definidos grupos temáticos, divididos em seis eixos de práticas educacionais os quais entornam e explanam sobre o Projeto Wolbito na Escola, sendo direcionados aos alunos do 7 ano do ensino fundamental. Tais produtos são quatro jogos educativos: um jogo da memória, um jogo dos sete erros, um jogo do tabuleiro e um jogo do UNO, utilizando-se para parte gráfica o aplicativo de edição com ferramentas de design gráfico, o Picsart, empregando para este trabalho a versão Android, instalado no aparelho celular. Conclui-se que os jogos podem ser potencialmente utilizados no engajamento de estudantes no projeto Wolbito, pois favorecem a aprendizagem de maneira interativa do aluno e sob várias perspectivas as possíveis soluções deste problema, tornando o discente como protagonista na construção do conhecimento. 

Abstract

Arboviruses are named this way because part of their replication cycle occurs in insects, with the potential for the virus to be transmitted to humans or other animals through blood-sucking arthropods. The diseases caused by mosquito bites that are of great relevance to public health are mainly dengue, chikungunya and zika. There are great difficulties and challenges in facing the prevention of these diseases, given that the reasons are diverse and difficult to control, such as deforestation, lack of basic sanitation, climate change, among others. In this context, the Wolbito project emerges as an alternative to insufficient combat prevention methods and which encompasses education in this process. Thus, the general objective of this study was to develop educational games as an instrument to support the “Wolbito na Escola” project to combat arboviruses. This is an investigation using multiple methodologies, including a literature review to build the theoretical framework about the object of study with the selection of specific search terms, considering the centrality of each question. The research databases/libraries were PubMed/Medline, Medline/VHL, Lilacs, Scopus, Scielo, in addition to Google Scholar. During the preparation of the pedagogical product, thematic groups were defined, divided into six axes of educational practices, which encompass and explain the Wolbito na Escola Project, aimed at students in the 7th year of elementary school. These products are four educational games: a memory game, a seven errors game, a board game and a UNO game, using the editing application with graphic design tools, Picsart, for the graphic part, using for this purpose I work on the Android version, installed on the cell phone. It is concluded that games can potentially be used to engage students in the Wolbito project, as they favor the student's interactive learning and from various perspectives the possible solutions to this problem, making the student a protagonist in the construction of knowledge. 

Orientador(a)
Dr. Souza, Carlos Dornels Freire de.
Coorientador(a)
Dr. Machado, Michael Ferreira.
Dr. Silva, Tarcísio Fulgêncio Alves da .
Banca Examinadora
Dr. Machado, Michael Ferreira.
Dr. Silva, Tarcísio Fulgêncio Alves da .
Palavras-chave
Jogos educativos.
Jogos didáticos .
Ensino - Meios auxiliares.
Wolbachia (Bactéria).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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