Criança na rua, criança no urbano: intervenções em caminhos escolares
Criança na rua, criança no urbano: intervenções em caminhos escolares
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São inúmeras as perspectivas em que é possível se observar uma cidade. O planejamento urbano moderno, além de beneficiar um único modelo de cidadão, promove a institucionalização dos espaços. A escola é o primeiro lugar do bairro em que as crianças criam uma relação, excluindo, claro, sua própria residência. Se todos os dias as crianças saem de suas casas para ir à escola, esse trajeto precisa ser investigado. Se o fazem a pé, é por naturalmente escolherem a escola mais próxima de casa, sendo fundamental que se qualifique o trajeto. Assim, o objetivo geral do trabalho é a apresentação de diretrizes para melhoria das principais vias que conectam casas à escola no Residencial Brisa do Lago, localizado na cidade de Arapiraca- AL, despertando o potencial educativo e de lazer do espaço público. Os principais procedimentos metodológicos foram: 1) revisão bibliográfica sobre temas que permeiem o objetivo, como planejamento urbano, relação entre criança e cidade e projetos que buscam a reintrodução da criança no espaço urbano; 2) análise do residencial e entorno do centro de educação infantil; 3) elaboração de atividades a serem realizadas com as crianças, baseadas na sociologia da infância e antropologia; 4) aplicação das tarefas, que incluem desenhos e discussões; 5) análise dos dados coletados. Como resultado, foram propostos seis eixos de atuação, com a modificação da morfologia atual das vias, utilização do urbanismo tático, incentivo à criação de atividades e qualificação do espaço livre, à participação infantil no planejamento urbano e seu envolvimento nas intervenções, além do e monitoramento destas, garantindo sua efetividade.
There are numerous perspectives from which it is possible to observe a city. Modern urban planning, in addition to benefiting a single model of citizen, promotes the institutionalization of spaces. School is the first place in the neighborhood with which children establish a relationship, except, of course, their own residence. If children leave their homes every day to go to school, this journey needs to be analyzed. If they do so on foot, it is due to naturally choosing the school closest to home, making it essential to improve the quality of the route. Therefore, the general objective of the present work is to bring guidelines for the improvement of the main routes that connect homes to schools in the Brisa do Lago Residential area, located in the city of Arapiraca, AL, enhancing the educational and recreational potential of the public space. The major methodological procedures were: 1) literature review on topics related to the objective, such as urban planning, the relationship between children and the city, and projects that seek to reintroduce children to urban spaces; 2) analysis of the residential area and the surroundings of the preschool center; 3) development of activities to be carried out with children, based on the sociology of childhood and anthropology; 4) enforcement of said activities, including drawings and discussions; 5) analysis of the collected data. As a result, six lines of action were proposed, involving the modification of the current road morphology, the use of tactical urbanism, encouragement of creation of activities, and the improvement of open spaces, as well as the involvement of children in urban planning and interventions, including their participation and supervision to ensure effectiveness.
Dr.ª Viegas, Maria Ester Ferreira da Silva.
Me. Neves, Rafael Rust.
Espaços públicos.
Urbanismo tático.
Criança na cidade.