Projeto Reconectando Saberes: avaliação de resultados na visão docente

Projeto Reconectando Saberes: avaliação de resultados na visão docente

Autor(a)
Silva, Cléia dos Santos.
<kleiasantos74@gmail.com>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
21/12/2023
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
18
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O referido trabalho propõe-se a apresentar resultados alcançados pelo Projeto Emergencial Reconectando Saberes, desenvolvido no contexto do ensino remoto, na visão de docentes que atuaram no citado projeto e receberam estudantes participantes, no retorno ao ensino presencial. Foi a participação no referido projeto que instigou a busca de resposta para a seguinte questão: na avaliação de docentes, o projeto desenvolvido em período pandêmico (2020-2021), na rede Municipal de Ensino de Teotônio Vilela Contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Em suma, na visão de professores, os objetivos do Projeto foram alcançados? Analisar resultados do Projeto Reconectando Saberes, desenvolvido em período pandêmico na rede de Educação Municipal de Teotônio Vilela, a partir da visão de docentes, foi o objetivo geral da pesquisa, que se constituiu metodologicamente como bibliográfica e de análise de dados que refletem a avaliação de professores sobre resultados do referido projeto, em relação à aprendizagem dos estudantes. A importância da pesquisa se encontra na análise de resultados de uma política educacional emergencial, em função da redução de impactos do necessário afastamento social, no desempenho escolar de crianças, a saber, estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais). 

Abstract

This work aims to present results achieved by the Reconectando Saberes Emergency Project, developed in the context of remote teaching, from the perspective of teachers who worked in the aforementioned project and received participating students, upon returning to face-to-face teaching. It was participation in the aforementioned project that instigated the search for an answer to the following question: in the evaluation of teachers, the project developed during the pandemic period (2020-2021), in the Municipal Education Network of Teotônio Vilela Contributed to the teaching and learning process of students in the early years of Elementary School? In short, in the teachers’ view, were the Project’s objectives achieved? Analyzing results from the Reconectando Saberes Project, developed during the pandemic period in the Municipal Education network of Teotônio Vilela, from the perspective of teachers, was the general objective of the research, which was methodologically constituted as bibliographic and data analysis that reflect the evaluation of teachers about the results of the aforementioned project, in relation to student learning. The importance of the research lies in the analysis of the results of an emergency educational policy, due to the reduction of impacts of the necessary social distancing, on the academic performance of children, namely, Elementary School students (early years). 

Orientador(a)
Dr.ª Amorim, Maria Gorete Rodrigues de.
Banca Examinadora
Dr.ª Cardeal, Janine Oliveira.
Dr.ª Moura, Severina Mártyr Lessa de.
Palavras-chave
Educação.
Ensino e aprendizagem.
Ensino remoto.
Ensino presencial.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
57
Observações


Não foi possível exibir o PDF