Limites e possibilidades do trato com a ginástica circense nas aulas de educação física: um relato de experiência do Estágio supervisionado 2

Limites e possibilidades do trato com a ginástica circense nas aulas de educação física: um relato de experiência do Estágio supervisionado 2

Autor(a)
Cavalcante, Guilherme Lins.
<guilherme.cavalcante@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
17/10/2023
Curso/Outros
Educação Física
Número de folhas
25
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente estudo é resultado das experiências de intervenções durante o Estágio Supervisionado 2 (1° segmento) no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que teve como objetivo investigar os limites e possibilidades com o trato da ginástica circense nas aulas de Educação Física em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental I, de uma escola da rede pública de Arapiraca. Para a coleta de dados, e a organização das informações para esse estudo, foi utilizado o método de sistematização de experiências de Holliday (2006) e para a análise dos dados coletados foi utilizado o método de análise interpretativa e descritiva de Lakatos e Marconi (2003). Como resultados, encontramos limitações na carência de materiais, ausência do professor de Educação Física e a falta de espaço físico adequado. Contudo, encontramos como possibilidades com o trato da ginástica circense, a elaboração de materiais alternativos e a participação de outro profissional convidado para auxiliar no conteúdo desenvolvido.

Abstract

The present study is the result of the experiences of interventions during the Supervised Internship 2 (1st segment) in the course of Degree in Physical Education of the Federal University of Alagoas, Campus Arapiraca. This is a qualitative study that aimed to investigate the limits and possibilities with the treatment of circus gymnastics in Physical Education classes in a class of the 3rd year of Elementary School I, from a public school in Arapiraca. For data collection, and the organization of information for this study, the method of systematization of experiences of Holliday (2006) was used and for the analysis of the collected data the method of interpretative and descriptive analysis of Lakatos and Marconi (2003) was used. As results, we found limitations in the lack of materials, absence of the Physical Education teacher and the lack of adequate physical space. However, we found as possibilities with the treatment of circus gymnastics, the elaboration of alternative materials and the participation of another professional invited to assist in the content developed.

Orientador(a)
Dr. Giudicelli, Bruno Barbosa.
Banca Examinadora
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Ma. Assis, Vannina de Oliveira.
Palavras-chave
Educação física escolar.
Abordagem crítico-superadora.
Ginástica circense.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
4.00.00.00-1 Ciências da saúde.
Visualizações
85
Observações


Não foi possível exibir o PDF