Educação matemática em tempos de pandemia do coronavírus: um estudo de caso a partir de estágio supervisionado em uma escola municipal de Educação básica do Agreste alagoano

Educação matemática em tempos de pandemia do coronavírus: um estudo de caso a partir de estágio supervisionado em uma escola municipal de Educação básica do Agreste alagoano

Autor(a)
Santos, Pâmella Jannyne Rodrigues dos.
<pamella.santos@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
20/12/2023
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
64
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

No presente estudo, desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)/Campus de Arapiraca, indagamos sobre como se deu a oferta de educação matemática para estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal localizada em Arapiraca, no agreste alagoano, durante a vigência do ensino remoto e das providências suscitadas pela pandemia do Coronavírus, no intervalo de 2020 a 2021. A partir de experiências vivenciadas durante os Estágios Supervisionados 2 e 3, componentes curriculares obrigatórios da formação docente inicial, orientamos metodologicamente a coleta e a análise dos dados com base na abordagem qualitativa de pesquisa e nos parâmetros da pesquisa exploratória, bibliográfica, documental e dirigida ao estudo de caso. Para o alcance dos objetivos propostos, de forma geral, buscamos refletir sobre o cenário mencionado e, mais especificamente: conhecer orientações normativas oficiais, advindas tanto de organismos gestores municipais (e.g. Secretaria Municipal de Educação) quanto de uma dada unidade escolar; investigar possíveis estratégias e adaptações presentes no planejamento didático de um professor de matemática (sujeito da pesquisa), atuante junto a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental; e analisar a ocorrência de problemáticas de ensino e aprendizagem suscitadas no desenvolvimento de sua prática pedagógica, o que se deu também pela construção dos instrumentos metodológicos Roteiro de Questões para Entrevista (do tipo semiestruturada) e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), apresentados ao sujeito em interações a partir de plataformas digitais. Entre as conclusões alcançadas, destacamos que o ensino remoto afetou particularmente a cada professor e estudante, podendo variar os seus efeitos a depender de questões objetivas e subjetivas, a exemplo da baixa escolaridade dos pais e/ou dos responsáveis pelos alunos, da situação socioeconômica da família e de outras vulnerabilidades. Por fim, concluímos que o ensino remoto evidenciou problemáticas anteriores à pandemia, como as carências/lacunas de ensino e aprendizagem já presentes no formato de ensino presencial, dando a entender que o planejamento didático do professor de matemática e a sua consequente execução seguem sustentados por elementos didáticos e metodológicos de natureza tradicional, que ainda instrumentalizam o ensino e engessam a aprendizagem, demandando permanente revisita, para além da pandemia. 

Resumen

En el presente estudio, desarrollado como Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) de la graduación en Licenciatura en Matemáticas de la Universidad Federal de Alagoas (Ufal)/Campus de Arapiraca, indagamos sobre cómo se brindó la oferta de educación en matemáticas a los estudiantes matriculados en los últimos años de Educación Fundamental de una escuela pública municipal ubicada en Arapiraca, en el interior de Alagoas (zona agreste del estado), durante el período de enseñanza remota y las medidas provocadas por la pandemia del Coronavirus, en el intervalo entre 2020 y 2021. A partir de experiencias vivenciadas durante las Prácticas Supervisadas 2 y 3, componentes curriculares obligatorios de la formación inicial docente, orientamos metodológicamente la recolección y análisis de los datos con base en el enfoque de investigación cualitativa y en los parámetros de la investigación exploratoria, bibliográfica, documental y orientada al estudio de casos. Para alcanzar los objetivos propuestos, de manera general, buscamos reflexionar sobre el escenario antes mencionado y, más específicamente: conocer lineamientos normativos oficiales, provenientes tanto de los órganos de gestión municipal (por ejemplo, Secretaría Municipal de Educación) y de una unidad escolar determinada; investigar posibles estrategias y adaptaciones presentes en la planificación didáctica de un profesor de matemáticas (sujeto de investigación), trabajando con una clase de noveno año de Educación Fundamental; y analizar la ocurrencia de problemas de enseñanza y aprendizaje suscitadas en el desarrollo de su práctica pedagógica, que también se dieron a través de la construcción de los instrumentos metodológicos Guía de Preguntas para Entrevista (tipo semiestructurada) y Términos de Consentimiento Libre e Informado (TCLE), presentados al sujeto en interacciones desde plataformas digitales. Entre las conclusiones alcanzadas destacamos que la enseñanza remota afectó particularmente a cada docente y alumno, pudiendo variar sus efectos dependiendo de cuestiones objetivas y subjetivas, como el bajo nivel educativo de los padres y/o tutores (responsables) de los alumnos, de la situación socioeconómica de la familia y de otras vulnerabilidades. Finalmente, concluimos que la enseñanza remota evidenció problemas previos a la pandemia, como las deficiencias/lagunas en la enseñanza y el aprendizaje ya presentes en el formato de enseñanza presencial, implicando que la planificación didáctica del docente de matemáticas y su consecuente ejecución continúan siendo sustentadas por elementos didácticos y metodológicos de carácter tradicional, que aún instrumentalizan la enseñanza y dificultan el aprendizaje, exigiendo revisitas permanentes, más allá de la pandemia. 

Orientador(a)
Dr.ª Guedes, Lívia Couto.
Coorientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Banca Examinadora
Dr. Barros, José da Silva.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Palavras-chave
Ensino auxiliado por computador.
Educação matemática.
Educação básica.
Ensino remoto.
COVID-19, Pandemia de, 2020-2023.
Planejamento didático.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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