A educação superior no Brasil, a interiorização da UFAL e a criação do curso de serviço social na Unidade Palmeira dos Índios no semiárido alagoano

A educação superior no Brasil, a interiorização da UFAL e a criação do curso de serviço social na Unidade Palmeira dos Índios no semiárido alagoano

Autor(a)
Oliveira, Ana Karoline Marques de.
<ana.karoline@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
21/12/2023
Curso/Outros
Serviço Social (U.E.Palmeira dos Índios)
Número de folhas
69
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Esse trabalho buscou amplificar o debate acerca do processo de expansão e interiorização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), bem como a relevância do curso de Serviço Social, promovendo, dessa maneira, a discussão sobre as políticas de expansão do ensino superior no agreste de Alagoas e a contribuição do curso de Serviço Social na formação de estudantes do interior alagoano. O estudo se deu por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, realizada através da revisão da literatura de obras, como livros, teses e dissertações. Nele procurou-se analisar a implantação e o desenvolvimento da educação superior no Brasil e a inserção do Serviço Social no âmbito universitário; discutir a respeito da expansão tardia da Ufal para o agreste, inserida no projeto nacional de democratização do ensino superior no século XXI, em um contexto neoliberal; apreender as condições que marcaram a implantação do curso de Serviço Social na Unidade Educacional de Palmeira dos Índios, bem como as particularidades formativas do curso. Foi possível, assim, concluir que a contribuição da interiorização da Ufal representou a oportunidade do “acesso ao saber, ao conhecimento e a uma formação superior” (CORAL, 2016, p. 182), em especial, à formação profissional de Serviço Social, que apesar de constituído em condições de precarização do trabalho docente em um contexto neoliberal, pautou-se na tradição crítica do Serviço Social no Brasil, e, em especial, na Ufal, assumindo em seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) o compromisso com uma formação profissional crítica e de qualidade, na perspectiva de uma educação contextualizada que cria raízes na realidade do semiárido alagoano.

Abstract

This work sought to amplify the debate about the process of expansion and internalization of the Federal University of Alagoas (Ufal), as well as the relevance of the Social Service course, thus promoting the discussion about the expansion policies of higher education in the countryside of Alagoas and the contribution of the Social Service course in the training of students from the interior of Alagoas. The study was carried out through bibliographic and documentary research, carried out through a literature review of works, such as books, theses and dissertations. It sought to analyze the implementation and development of higher education in Brazil and the insertion of Social Service in the university context; discuss the late expansion of Ufal into the countryside, part of the national project for the democratization of higher education in the 21st century, in a neoliberal context; understand the conditions that marked the implementation of the Social Service course at the Palmeira dos Índios Educational Unit, as well as the training particularities of the course. It was therefore possible to conclude that the contribution of the internalization of Ufal represented the opportunity of “access to knowledge and higher education” (CORAL, 2016, p. 182), in particular, to professional training in Social Service, which, despite being constituted in conditions of precarious teaching work in a neoliberal context, was based on the critical tradition of Social Service in Brazil, and, in particular, at UFAL, assuming in its Pedagogical Course Project (PPC) the commitment to a critical and quality professional training, from the perspective of a contextualized education that takes root in the reality of the semi-arid region of Alagoas.

Orientador(a)
Dr.ª Medeiros, Silvana Márcia de Andrade.
Banca Examinadora
Ma. Nascimento, Adielma Lima do.
Dr. Silva, Japson Gonçalves Santos.
Palavras-chave
Universidade Federal de Alagoas.
Ensino superior.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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