Explorando as propriedades periódicas: uma abordagem significativa para o ensino da tabela periódica

Explorando as propriedades periódicas: uma abordagem significativa para o ensino da tabela periódica

Autor(a)
Silva, Rikellen Larissa Bezerra da.
<rikellen.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2023
Data da defesa
11/12/2023
Curso/Outros
Química
Número de folhas
45
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente estudo investiga algumas propriedades periódicas e suas relevâncias no cotidiano com o objetivo de aprimorar o ensino sobre a Tabela Periódica. Enfatiza a limitação do ensino superficial e propõe uma abordagem contextualizada, explorando aplicações práticas. A pesquisa visa proporcionar aos professores subsídios para tornar o ensino da Tabela Periódica mais significativo e envolvente, visando promover uma compreensão mais diversificada e duradoura dos princípios químicos entre os alunos. O percurso metodológico foi estruturado com base em uma análise bibliográfica de natureza qualitativa, tendo como finalidade investigar algumas das propriedades periódicas, tais como afinidade eletrônica, eletronegatividade, densidade e raio atômico e relacioná-las a ações cotidianas.Essas propriedades desempenham papéis essenciais em várias aplicações práticas. O flúor é crucial na prevenção de cáries devido à sua alta afinidade eletrônica. O cloro, com base em sua eletronegatividade e afinidade eletrônica, é um desinfetante eficaz na água. A densidade é crucial nos processos de tratamento da água, estabilidade de emulsões e flutuação de barcos. O raio atômico influencia no tamanho dos íons. Dessa forma, espera-se que essa proposta seja um material de apoio que possa proporcionar uma aprendizagem enriquecedora no contexto do ensino de Química sobre o entendimento e aplicações das propriedades periódicas. 

Abstract

This study investigates some periodic principles and their relevance to everyday life with the aim of improving teaching about the periodic table. It emphasizes the limitations of superficial teaching and proposes a contextualized approach, exploring practical applications. The research aims to provide teachers with support to make the teaching of the periodic table more meaningful and engaging, in order to promote a more diverse and lasting understanding of chemical principles among students. The methodological path was structured on the basis of a qualitative bibliographical analysis, with the aim of investigating some of the periodic characteristics, such as electron affinity, electronegativity, density and atomic radius, and relating them to everyday actions. These properties play essential roles in various practical applications. Fluorine is crucial in preventing tooth decay due to its high electron affinity. Chlorine, based on its electronegativity and electronic affinity, is an effective disinfectant in water. Density is crucial in water treatment processes, emulsion stability and boat flotation. Atomic radius influences the size of ions. In this way, it is hoped that this proposal will be a support material that can provide enriching learning in the context of teaching chemistry about the understanding and applications of periodic properties.

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Coorientador(a)
Dr. Oliveira, Hueder Paulo Móises de.
Banca Examinadora
Me. Paz, Giovanni Scataglia Botelho.
Dr. Oliveira, Hueder Paulo Móises de.
Dr. Vechi, Sérgio Modesto.
Palavras-chave
Tabela periódica.
Ensino de química.
Propriedades periódicas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
136
Observações


Não foi possível exibir o PDF